TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Resenha: Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Resenha  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

“A controladoria basicamente é responsável pelo sistema de informação contábil gerencial da empresa e sua função é assegurar o resultado da companhia.” (PADOVEZE. 2009, p. 36).

Para Padoveze, a controladoria é fundamental para verificar se as metas que foram planejadas estão sendo alcançadas. Sendo assim, para exercer com eficácia sua função, ela deverá atuar em todo o processo de gestão da empresa.

“A estrutura da controladoria deve estar ligada aos sistemas de informações á gestão, tanto dos aspectos rotineiros como dos gerenciais e estratégicos.” (OLIVEIRA; PEREZ JR.; SILVA, 2009, p. 7).

De acordo com Oliveira a controladoria é estruturada em duas grandes áreas:

• Área contábil e fiscal: são exercidas as funções da contabilidade tradicional, com a geração das informações e relatórios para fins societários, fiscais, atendimento de fiscalização, auditoria e publicações. Também cabe a essa área as funções do dia a dia, tais como controle patrimonial dos bens, conciliações das contas contábeis, apuração e controle dos custos, controle dos itens de estoques, apuração e gestão dos impostos etc.;

• Área planejamento e controle: incorporam as questões orçamentárias, aspectos estratégicos da apuração, projeções e simulações, análise de custos, contabilidade por responsabilidade, planejamento tributário etc. Utilizam-se os sistemas de informações de apoio as operações que possibilita ao controller sua participação no processo de planejamento estratégico, pois é fundamental um setor que se responsabilize pelo acompanhamento do negócio.

Para Padoveze deveram estruturar-se dois sistemas de informação para o processo de gestão como complemento na participação do planejamento estratégico: gerenciamento do risco corporativo (ERM – enterprise risk management5) que possa antecipar as oportunidades e ameaças do ambiente externo e um sistema de acompanhamento das metas traçadas no planejamento estratégico, sob o conceito de Balanced Scorecard.

Padoveze diz que hoje a questão tributária requer muita mais que uma pura contabilidade tributária, sendo assim é colocado na área contábil e fiscal a apuração tributária, e na área de planejamento e controle, a gestão tributária.

Na estrutura, Oliveira diz que as atividades exercidas pela controladoria servem como melhoria nos sistemas de controles.

Como conseqüência, haverá um aumento da performance dos gestores e da eficácia e eficiência das unidades, devido ao fato de as possíveis deficiências tornarem-se mais transparentes, permitindo a adoção de medidas corretivas.(OLIVEIRA; PEREZ JR., SILVA, 2009, p. 8).

[pic]

Fonte: Padoveze(Clóvis Luís, figura 4.5, 2009. p. 37)

Em relações com investidores, Padoveze afirma que não é uma função específica do controller, mas que cabe a controladoria a estruturação.

Referências

OLIVEIRA, Luís Martins de; PEREZ JUNIOR, José Hernandez; SILVA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com