TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conviver com a competição

Artigo: Conviver com a competição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, no entanto, a busca e conquista do emprego é somente o princípio da competitividade profissional. Dentro das organizações, essa também é uma prática comum e não se pode definir o ônus desta competição, senão diante do contexto e objetivos a que se propõe alcançar.

Em uma equipe de vendas, por exemplo, estimular a competição é extremamente saudável, aumenta a probabilidade de crescimento nos resultados e premia os profissionais de melhor desempenho. No entanto, no caso da disputa por uma promoção, por exemplo, a situação pode ser desagradável e criar um clima negativo dentro da empresa e entre os colaboradores.

Orlando Pavani Junior, CEO da Gauss Consulting, acredita que com regras bem definidas e de comum acordo, uma disputa pode ser saudável tanto à empresa quanto aos colaboradores. “O que traz sucesso e saúde refere-se preponderantemente ao compartilhamento livre dos critérios adotados para a competição meritocrática (sistema onde o mérito pessoal determina a hierarquia), o que, infelizmente nem sempre acontece. Ou seja, as empresas estabelecem critérios competitivos sem entrar em acordo com todas as partes interessadas”.

É importante que todas as competições, principalmente as que acontecem dentro do ambiente corporativo, sejam passageiras, pois a partir do momento em que se tornam parte da rotina dos profissionais, com certeza poderão trazer consequências negativas. De acordo com Ilíada de Castro, professora da Fundação Vanzolini, os grupos podem competir entre si, no entanto, o trabalho em equipe e a cooperação são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer empresa nos dias de hoje.

“Fala-se muito em competitividade. Mas, curiosamente, as empresas vêm aprendendo que o trabalho em grupo, quando adequadamente conduzido, produz um diferencial competitivo”, afirma Ilíada. “Dentro das organizações, trabalha-se o conceito de que as empresas não são uma junção de departamentos, e sim um organismo vivo, uma unidade que precisa funcionar em harmonia para poder competir em boas condições no mercado. Parece contraditório, mas não é: a competição existe e pode ser útil no sistema em que vivemos, mas a cooperação é que irá fazer a diferença”.

Conviver com a competição é algo necessário a todos, uma vez que ela está presente em grande parte das situações, seja na vida pessoal ou profissional. A motivação pode ser trabalhada neste contexto sempre que existir uma disputa saudável entre as pessoas, em busca de um resultado que no final beneficiará a todos, e está cada vez mais abrangente, atingido a todas as áreas e níveis hierárquicos.

“A tendência é que a competição aconteça com todos os níveis”, destaca Orlando. “Cada vez mais os especialistas em gestão estão pensando e desenvolvendo formas de estimular a ?COOPETIÇÃO’ para todas as funções e cargos da estrutura organizacional, seja por meio de treinamentos, gincanas ou até mesmo jogos”.

Competir sem ultrapassar limites e valores!

O gestor tem um papel decisivo quando se trata de competições dentro da organização. A forma como o líder administra essa questão, pode despertar uma rivalidade ou um clima saudável entre os “concorrentes”. O mais indicado é que, ao final, todos fiquem satisfeitos e que a equipe seja reconhecida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com