TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Municipal Saber Conviver possui um Projeto Pedagógico Curricular

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.064 Palavras (9 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SOROCABA-SP

CURSO DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA

DESAFIO PROFISSIONAL

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Felipe Martins Ferreira de Gois – RA 2872205839

Fernanda Rodrigues da Silva – RA 2851207673

Giovana Correia de Oliveira – RA 2803867838

Francisco Sebastião da Silva – RA 2865963442

Sorocaba, 17 de Abril de 2015. 

INTRODUÇÃO:

Buscaremos neste desafio ter como o principal objetivo a concepção de reconhecer os desenvolvimentos e as habilidades da Estrutura e a Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade e nos possibilitar o conhecimento do multiculturalismo. Uma melhor visão entre relacionamentos familiares, costumes e as diferentes etnias.

O objetivo deste desafio é oferecer a oportunidade de aprendizagem eficiente e desenvolvimento da competência em trabalho em grupo. Exemplificar nosso entendimento em analisar a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais, e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do projeto pedagógico curricular das escolas. É claro que a evolução dos costumes estimula a padronização de um processo de comunicação como um todo. O cenário usado será a escola fictícia “Saber Conviver”, onde os alunos, juntamente com os professores, irão mostrar que formas de multiculturalismo ou pluralismo cultural é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou pais, nas escolas, visando mostrar que todos tem direito a educação, tendo como objetivo falar um pouco sobre a estrutura do sistema de ensino no Brasil e suas responsabilidades culturais e humanas. Este desafio profissional compõe-se de passos com temas interligados entre si:

 No 1º passo, foi apresentado os principais aspectos relacionados à diversidade e ao multiculturalismo de acordo com a lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN 9.394/96), os parâmetros curriculares nacional (PCN), as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e o referencial curricular nacional para educação infantil, volume 1, tendo como objetivo a necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas e na sociedade;

 Para o 2º passo, realizou-se uma pesquisa referente á uma comemoração do dia dos pais em uma instituição de ensino, onde analisamos as relações entre a diversidade, e multiculturalismo existentes diante das diferentes raças, crenças, valores, costumes, classes sociais que compõe tal instituição;

O 3º passo, utilizando-se visualmente de desenhos feitos por crianças, descrever em que aspectos eles podem ser abordados em uma sala de aula, com o intuito de valorizar o multiculturalismo e diversidade. Desenvolvido através da visualização de imagens que compõem os diferentes arranjos familiares proporcionando ao educador trabalhar a valorização da diversidade e do multiculturalismo em sala de aula.

Passo 01

Documentos:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito as diversidade e ao multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Parâmetros Curriculares Nacional (PCN)

(LDBEN 9.394/96) Desde a educação infantil até o ensino superior todos têm direito a aprendizagem e qualificação para o mercado de trabalho, igualdade e condições de acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, saber, pensar e divulgar cultura, respeito à liberdade, consideração com a diversidade étnico racial e em toda área do currículo escolar, o conteúdo referente à cultura afro-brasileira e dos povos indígena brasileiro deve ser ministrado através das aulas de educação artística, literatura e história do Brasil. A LDB em seus art. 2º e 3º, traz a escola, a família e o Estado, como responsáveis pela educação e devem estar intimamente ligados para o pleno desenvolvimento do educando com o intuito de formar, transformar, qualificar e aperfeiçoar o indivíduo quanto homem e cidadão. Abrange os princípios relacionados à liberdade, a tolerância e a igualdade, considerando à diversidade étnica racial, o pluralismo de ideias, visando beneficiar todos os envolvidos no processo educacional, objetivando a melhoria na qualidade de ensino, garantindo assim o acesso e a permanência do aluno na escola, tendo em vista a valorização do professor com um salário digno, material pedagógico suficiente disponível para que se possa ensinar e orientar os alunos de forma satisfatória.

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Os PCN são a referência básica para constituir uma educação de qualidade no ensino fundamental de todo País, com a função de orientar e garantir a formação inicial e continuada dos professores, visando á busca por novas abordagens e metodologias. Propõem que o currículo seja sempre revisto e aperfeiçoado, que esteja sempre em um processo de construção contínuo, influenciando dessa forma na prática do professor e no processo de aprendizagem dos alunos. Os PCN incorporam um tema muito importante, que vem sendo discutido cada dia mais no âmbito escolar, a pluralidade cultural, que diz respeito à diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais existentes em nosso País, cada um com seus costumes, origens, crenças, valores, religião, e que muitas vezes são marcados pela discriminação e preconceitos. Cabe à escola juntamente com o docente superar essas visões preconceituosas, formando assim sujeitos, cidadãos capazes de dialogar com o outro, respeitar e valorizar o outro e a si mesmo, derrubando assim as barreiras construídas no contexto social para aprofundar as raízes da sociedade, sendo capazes de enriquecerem as culturas mutuamente.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 01.

Essa resolução se estabelece de orientações, princípios e fundamentos para planejar a avaliação da Educação, e tem por objetivo promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes da sociedade multicultural e das diversas etnias do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas rumo à construção de nação democrática. O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem como alvo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, para garantia da valorização e igualdade das raízes africanas na nação brasileira, como também dos indígenas, europeus e asiáticos. As diretrizes contribuem para o conhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira, conduzindo à igualdade básica de pessoas com direitos, superando as diferenças e eliminando preconceitos pelo mito da democracia racial, tendo em vista o diálogo como forma de construir ações respeitosas, visando a uma sociedade mais justa. Cabe á escola desenvolver práticas pedagógicas no cotidiano que contribuem para desencadear os problemas da discriminação racial.

Esse Referencial traz sugestões para auxiliar os professores em seu trabalho educacional, visando ampliar e enriquecer as capacidades individuais de cada criança. Trabalhar relações específicas em cada nível de desenvolvimento e faixa etária onde a criança possa interagir com outras crianças e adultos, possibilitando adquirir novos conhecimentos sobre os que já possuem. Promover o convívio com a diversidade através da inclusão de crianças com necessidades especiais que possuem os mesmos direitos que qualquer outra criança. Através desse convívio a criança passa a conhecer e a desenvolver seus valores éticos como, respeito, igualdade, solidariedade, entre outros. Fazer com que a criança conheça e valorize as diferentes culturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com