TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpolatria

Trabalho Escolar: Corpolatria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  3.095 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Nas últimas duas décadas tem crescido de forma espantosa, especialmente no mundo ocidental, o número de pessoas, de ambos os sexos, preocupados com sua aparência e o seu bem-estar físico-corporal. Academias de ginástica, clínicas de estética, tratamentos cirúrgicos, massagens de todos os tipos e clínicas de diversas outras modalidades de tratamento corporal proliferam nas grandes cidades. Moças e rapazes com idades entre 18 até 30 anos em média. Aos poucos se torna cada vez mais comentado este assunto no Brasil e no mundo devido as conseqüências, sobre as drásticas medidas tomadas em busca do corpo perfeito.

Conteúdo

Corpolatria é uma espécie de “patologia da modernidade” caracterizada pela preocupação e cuidado extremos com o próprio corpo não exatamente no sentido da saúde (ou presumida falta dela, como no caso da hipocondria) mas particularmente no sentido narcisístico de sua aparência ou embelezamento físico.

Para o corpólatra, a própria imagem refletida no espelho se torna obsedante, incapaz de satisfazer-se com ela, sempre achando que pode e deve aperfeiçoá-la. Sendo assim, a corpolatria se manifesta como exagero no recurso às cirurgias plásticas, gastos excessivos com roupas e tratamentos estéticos, abuso do fisiculturismo (musculação, uso de anabolizantes, etc).

Na sociedade a corpolatria encontra-se em evidência, nesse espaço – o corpo – é onde os sintomas afloram. Na era atual, cujas idéias são pautadas por exigências da sociedade de consumo, que promove a ilusão da liberdade individual irrestrita, o mal-estar assume muitas vezes formas de apatia, vazio interior, solidão e fracasso. "Para esses deprimidos, existe o “eu” ideal e o “eu” real, que se encontram muito distantes um do outro.

Conclusão

O trabalho de corpolatria procura retratar um problema mais do que evidente que a sociedade está “encarando” e que está cada vez mais grave. Realmente a coporlatria vem envolvendo muitas doenças como o narcisismo, bulimia e dismofria. Talvez isso seja mais um caso de como ser aceito na sociedade sempre rígida com seus altos padrões acadêmicos exemplo: Bonito, sarado, com uma linda silhueta ou um tanquinho bem definido. Enfim há tantas criticas e cada caso um jeito de ser visto com varias maneiras de interpretação. O que não podemos deixar de lado ou fechar os olhos é sobre centenas de pessoas, a maioria jovens, morrendo ou por muitas vezes ficando com graves problemas de saúde levando até a perda de membros do corpo.

Bibliografia

www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/.../pagina15-Ju158.html

www.portaleducacao.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com