TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação ENEM: "A questão da corpolatria na sociedade brasileira."

Por:   •  13/6/2022  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Redação

Aluno: Gustavo Dantas Waughan

“A questão da “corpolatria” na sociedade brasileira”

Durante a Grécia Antiga a imagem corporal era muito valorizada, os gregos antigos se esforçavam para transformarem seus corpos em utilitárias ferramentas de trabalho, tal questão era saudável e repercutia em uma saúde para a população grega. No entanto, atualmente, este quadro se alterou e se tornou preocupante, o que antes era natural e benéfico, tornou-se em uma verdadeira compulsão, que pode ser identificada como “corpolatria”, a busca por um corpo perfeito. Diante deste cenário, depreende-se dois aspectos que urgem uma maior atenção, a influência da indústria midiática e farmacêutica, que são dois motivadores da problemática, e suas profundas consequências médica que este transtorno pode causar.

Indubitavelmente, a mídia possui um forte papel influenciador sobre a vida dos homens, e desta função destaca-se a influência sobre a visão que estra tem sobre o próprio porte físico da sociedade, isto se dá pelos inúmeros anúncios publicitários veiculados que geram comparação. Desta forma, ao as pessoas se compararem com modelos e artistas televisionados isto gera uma intensa busca por se encaixar em um padrão que é dito por certo, assim há uma busca por diversos métodos que possam reduzir o peso, afinar a cintura ou mudar alguma característica facial, sejam remédios, tratamentos médicos ou até mesmo cirurgias.

Além disso, outro aspecto latente e que decorre da incessante procura pelo corpo “ideal” são as doenças que esta situação pode acarretar, tem-se como exemplo a anorexia e bulimia, que de acordo com a Revista Veja, cerca de 35% da população brasileira sofre ou já sofreu com esta enfermidade, sendo predominante em mulheres. Neste contexto, nota-se a repercussão que uma idolatria a um estado físico denota, estes distúrbios alimentares causam sérios danos, não apenas aparentes, como a extrema magreza, no caso da anorexia, mas também psicológicos, estes que podem evoluir para quadros mais sérios, como a depressão.

Em síntese, é de suma importância reverter tal cenário. Para tanto, é necessária a intervenção do Ministério da Saúde, este que é responsável por regulamentar clínicas, hospitais, e ações médicas em todo o Brasil, a fim de auxiliar todos aqueles que sofrem com transtornos decorrentes da “corpolatria”, com auxílio médico e no âmbito da saúde mental, juntamente com importantes órgãos midiáticos, com o intuito de que este possa passar por um processo de inclusão de diferentes atores e atrizes, com diferentes composições corporais em todos os seus conteúdos exibidos. Assim, a garantir a plena vivência de todos os cidadãos, independentemente de seu corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com