TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças Em Situação De Risco Social

Artigos Científicos: Crianças Em Situação De Risco Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

Crianças em situação de risco social

Os profissionais elencam diferentes características para descrever o que entendem por situação de risco. Parece ser uma definição difícil, bastante relacionada a privações de ordens diversas ou a necessidades básicas não atendidas. Citam as baixas condições socioeconômicas como pobreza, falta de saneamento básico, desemprego, exclusão social, como elementos presentes na vida de crianças em situação de risco.

O local de moradia é uma referência presente em muitas respostas: moradias precárias, ambientes insalubres, morar em favelas, cortiços, viadutos ou mesmo na rua ou ainda não ter uma moradia fixa. A exclusão social ou as más condições de vida são ainda descritas com muitas referências a privações como falta de escola, falta de alimentação adequada (fome, desnutrição), além da falta de lazer e cultura, vestuário, assistência médica ou medicação e segurança.

Criança que, por algum motivo, pertença a famílias que não têm acesso aos direitos humanos e à cidadania ou crianças sem família ou por algum motivo sem vínculo familiar. Em geral é um processo quando os pais não oferecem uma situação financeira, afetiva e psicológica.

Criança que pertence à família de nível sócio econômico baixo, moradia precária, pais ou cuidadores desempregados, desestabilizados.

Crianças que não têm o amparo afetivo educativo de adultos que se responsabilizem por elas intimamente e plenamente. Os adultos que a cercam não se prestam e não cumprem esse papel, quando existem esses adultos. Em outros casos não existem esses adultos.

Depois disso vem à violência dentro de casa. Na minha área até tenho casos de violência. Há dois tipos de violência: aquele que espanca, e outro que é abuso de poder e acham que estão educando.

É uma criança de rua que abandona o lar por maus tratos.

Crianças que vivem em ambientes que existem fatores que ameaçam sua integridade física e/ou psíquica ou que de fato estão sendo vitimizadas (emocionalmente, fisicamente ou sexualmente).

Os pais colocam essas crianças nas vias públicas para pedir esmolas. Várias vezes foram atropeladas por carro. Ficam debaixo do minhocão da Amaral Gurgel.

É a pobreza, criança desnutrida. Falta de escola, maus tratos visíveis ou não. Criança sozinha em casa, sem o adulto presente.

Crianças que trabalham ou vivem pedindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com