TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise econômica

Resenha: Crise econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Entenda como a crise econômica afetou e afeta o Brasil

A crise no sistema bancário nos Estados Unidos provocou quedas generalizadas nas bolsas de todo mundo e muitas dúvidas sobre a economia global.

A Bolsa de Valores de São Paulo também sofreu com grandes quedas, o valor do dólar subiu e o crédito internacional ficou mais difícil.

A seguir a BBC Brasil faz um resumo de alguns dos principais canais pelos quais a economia brasileira foi afetada.

Uma das principais vias de contágio da crise internacional se deu por meio da falta de crédito. Com a crise , houve menos dinheiro no mercado e bancos em todo o mundo esteve mais cautelosos, diminuiu seus empréstimos e cobrou mais caro por eles.

Atualmente a dívida externa brasileira é da ordem de US$ 200 bilhões, sendo que a maior parte está na mão de empresas privadas. Mas o valor que venceu até o final de 2008 foi menor em torno de US$ 15 bilhões. Para especialistas, as empresas que quiserem renovar essas dívidas teriam que arcar com taxas mais altas de juros.

Os bancos brasileiros também encontraram taxas muito altas para tomar empréstimos no exterior. Essa situação afetou o crescimento do crédito no Brasil, de forma geral, e a capacidade de investimento das empresas, em particular.

A falta de crédito internacional também afetou empresas estrangeiras que planejavam fazer investimos diretos no Brasil.

O governo brasileiro se mostrou preocupado com o assunto e procurou criar alternativas de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros bancos públicos. Na tentetiva conter o enxugamento dos créditos e amenizar os reflexos da crise.

Outra consequência da crise, é que o desemprego aumentou para 205 milhões de pessoas em 2009 se comparado com os 178 milhões de 2007. A perda de postos de trabalho não significa apenas uma perda de renda, mas também um aumento da vulnerabilidade, especialmente nos países em desenvolvimento sem proteção social abrangente.

várias estimativas sugerem que entre 47 milhões e 84 milhões de pessoas caíram ou ficaram presas na extrema pobreza por causa da crise global, que ocorreu imediatamente depois que os preços dos alimentos e do combustível subiram. Como resultado, o número de pessoas que vivem com fome no mundo subiu para mais de um bilhão em 2009, o maior já registrado.

A crise econômica global teve resultados negativos sociais para indivíduos, famílias, comunidades e sociedades, e seu impacto sobre o progresso social em áreas como educação e saúde, só serão plenamente evidentes ao longo do tempo. ”Contudo, as estimativas iniciais mostram que os efeitos foram amplos e profundos. Dada a fragilidade da recuperação econômica e o progresso desigual nas principais economias, as condições sociais devem se recuperar lentamente. O aumento dos níveis de pobreza, fome e desemprego devido à crise global vai continuar afetando milhares de milhões de pessoas em muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento nos próximos anos.

Referencias:

Silva, Rogério Renato; Vargas, Ana Carolina Comin. EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA

2008/2009

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com