TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica Do Parentesco

Trabalho Universitário: Critica Do Parentesco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  3.825 Palavras (16 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 16

da missão tenta tornar a visão mais específica, os objetivos são tentativas de tornar a missão mais concreta.

Os objetivos

estratégicos definidos nas diversas organizações partilham algumas características, as quais são de seguida apresentadas:

Objetivos que abrangem questões lucrativas e não lucrativas

Dada à diversidade de interesses, dos acionistas, referidos na definição da missão, não é surpresa nenhuma que a maioria das organizações tenha objetivos que sejam de natureza lucrativa a não lucrativa.

Objetivos que podem ser alcançados com um esforço extra

Os melhores objetivos parecem ser aqueles que requerem da organização um esforço suplementar, para serem alcançados. Costumam-se chamar a estes objetivos manifestamente importantes e quase impossíveis. Ao estabelecer contentemente objetivos que exijam mais esforço, é mais provável que a organização consiga atingir todo o seu potencial. Mas isto não quer dizer que se devam estabelecer sempre objetivos muito difíceis, pois objetivos irrealistas podem causar danos graves na organização.

Objetivos que incluem a variável "tempo"

Virtualmente, todos os objetivos requerem a concepção temporal, se é que são para ter alguma utilidade. A definição dos objetivos não terá sentido se não incluírem limitações de tempo.

Objetivos que facilitam os compromissos

Dada a grande variedade de objetivos que são definidos, alguns podem acabar por se contradizer. É, pois, preciso ter em atenção à escolha de objetivos que não comprometam a possibilidade de encontrar um compromisso entre duas escolhas.

Objetivos que minimizam os conflitos

Aqueles que forem bem especificados, sem ambiguidades e que não ponham os membros da organização em rivalidade, minimizam a possibilidade do

aparecimento de conflitos. Os objetivos são à base do comportamento cooperativo na gestão. Se concentrarmos os esforços no progresso global da empresa, em vez de ser nos departamentos e secções, podem-se criar relações intraorganizacionais benéficas, tais como a partilha de informações e recursos.

Objetivos que possam ser quantificados

Apesar de não se possível quantificar todos os objetivos, é sempre importante visualizar o progresso à luz dos objetivos mais importantes. Exemplo disto é o caso das empresas onde melhorar a qualidade é um objetivo muito importante, mas a qualidade não é nada fácil de medir. Por esta razão, as essas empresas em vez de usar a qualidade como um objetivo usam outros fatores como reclamações na garantia, taxas de defeitos, etc. Para conseguir definir quanto um objetivo é quantificável, muitas empresas usam uma regra na forma de pergunta: "Quantificando desta forma, saberemos quando alcançamos o nosso objetivo?"

Objetivos que evitam consequências indesejáveis

Muitos riscos se podem correr, ao definir os objetivos e maneiras de quantificá-los, sem ter em conta as ramificações dos comportamentos que este pode motivar. Se os gestores não forem suficientemente cuidadosos, podem estar a causar comportamentos indesejáveis, provocados pela má medido do desempenho.

As estratégias escolhidas para a alavancagem da distribuidora Serv Rápido foram a liderança no custo e a diferenciação, pois na primeira pretende-se enxugar o máximo do custo do processo de armazenagem e distribuição, fazendo com que a empresa possa investir em estratégias de diferenciação: promoções e

propaganda afim de escoar o estoque como investir também na qualidade do serviço, a entrega mais rápida do que os concorrentes, o preço mais justo equiparado a qualidade fornecida, as promoções mais atrativa, a comodidade ao cliente, a flexibilidade quanto ao pagamento e a capacidade dos seus colaboradores atendendo com excelência na busca da fidelização de clientes potenciais e conquistas de novos e consequentemente conseguindo a alavancagem da empresa. Todos os setores da empresa devem estar integrados e contribuírem com as estratégias da empresa, onde cada um terá suas metas e plano de ação para seguir, possibilitando assim que as estratégias sejam eficientes e eficazes e resultem verdadeiramente na melhoria da Gestão Estratégica da distribuidora e a situação empresarial como um todo.

Tal integração será feita através de reuniões de decisões estratégicas a serem realizadas mensalmente pelos gerentes dos diversos setores que deverão discutir e buscar um solução estratégica comum aos objetivos de cada setor, escolhendo então as estratégias que serão aplicadas e monitoradas dentro dos departamentos e também haverá outra reunião mensal para a avaliar os resultados, modificar estratégias e plano de ação e assim utilizar, se necessário, de medidas corretivas na empresa.

6. ASPECTOS METODOLÓGICOS

O presente trabalho foi elaborado através do método do plano de negócios. O método de pesquisa utilizado é pesquisa bibliográfica. Sem dúvida, a pesquisa bibliográfica é uma das etapas fundamentais e que inevitavelmente influenciará a pesquisa.

Segundo Mattar (1996), toda pesquisa bibliográfica inicia-se com o

levantamento do material disponível, a seleção do material adequado e a utilização desse material no decorrer do projeto, a fim de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.

Toda pesquisa implica o levantamento de dados de várias fontes. Devido aos procedimentos adotados, esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa de campo. Conforme Marconi e Lakatos (2002, p. 83) a pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese que se queira comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. Para a elaboração do plano de negócios, foram realizadas pesquisas em fontes primárias e secundárias, através da Demonstração de Resultados, onde se constatou uma situação problemática gerencial e organizacional, diagnosticando-se que os resultados obtidos não estão de acordo com o esperado pelos empreendedores da organização.

7. ANÁLISE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com