TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura no senso comum

Artigo: Cultura no senso comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Artigo  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 6

A CULTURA

Cultura no senso comum

Quem já não ouviu pelas ruas a frase: "Fulano não tem cultura, ele é um ignorante, quando se trata de discutir coisas sérias".

Esse é um dos modos, no senso comum, de definir a ideia ou conceito de cultura. Modo este que significa que se uma pessoa não é sofisticada em seus saberes, ou seja, tem a ver com a educação recebida em sua vida. Melhor dizendo, uma pessoa que não tem cultura, significa ou indica uma capacidade menor de compreender certas situações ou dados da realidade em que vive. Neste sentido, pode-se dizer também que a pessoa, supostamente sem cultura, possui poucas leituras, tem poucas informações sobre a realidade, não cursou a universidade, ou o Ensino Médio, ou ainda, fala o português de forma "errada".

Sob esta ótica, cultura se torna um termo para classificar os indivíduos, as pessoas com as mesmas afinidades e até grupos inteiros, de forma generalizante. Por exemplo: dizem que os nordestinos não têm cultura ou são "analfabetos". Neste sentido, cultura no senso comum é usada até para discriminar pessoas e grupos e serve como instrumento de ação preconceituosa, se generalizado, contra mulheres, negros, nordestinos, palestinos etc.

Mas será mesmo que a palavra cultura pode ser usada somente neste sentido generalizante?

Cultura e o significado antropológico

Há uma outra forma de definir cultura: o sentido antropológico. Nessa forma, cultura é um conjunto de regras que nos diz como o mundo pode e deve ser classificado.

A Antropologia é o estudo das culturas humanas em suas diversidades históricas e geográficas.

De forma semelhante à Sociologia a Antropologia é uma Ciência Social que nasceu no século XIX, como um projeto de ciência que consistia em reconhecer, conhecer e compreender a diversidade das manifestações culturais dos povos no tempo e no espaço.

A Antropologia nos permitiu descobrir que aquilo que pensávamos ser natural em nós mesmos é, na verdade, cultural, ou seja, ficamos perplexos e conscientes de que o menor de nossos comportamentos (gestos, mímicas, posturas, reações afetivas) não tem realmente nada de natural, como podemos exemplificar no beijo e nos hábitos alimentares.

Enfim, a Antropologia nos diz que o conhecimento de nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento de outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras, mas não a única.

O que podemos dizer sobre qualquer indivíduo e sociedade é sua aptidão quase infinita em inventar modos de vida e formas de organização social extremamente diversos. Ou seja, as formas do andar, dormir, nos encontrar, nos emocionar, comemorar, e tantas mais, existem em todas as sociedades, mas os modos dessas formas se manifestarem dependem da cultura criada por determinada sociedade.

Para Edward B. Tylor (1832-1917), cultura e civilização é todo um complexo de conhecimentos, crenças, arte, leis, moral, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos.

Podemos falar de culturas, ao invés de cultura, no singular. Assim, referimo-nos a uma cultura indígena, com seus modos de vestir, dormir, caminhar, se relacionar etc, como a uma cultura chinesa, japonesa, francesa, cigana, nordestina... Enfim, quando estudamos e identificamos traços de comportamentos, personalidades, simbologias comuns, atitudes comuns em determinados grupos, comunidades ou nações, podemos dizer que há uma cultura específica desses indivíduos que compõem esses grupos.

Definir cultura é compreender também as variadas formas que governam os grupos humanos às suas relações de poder, aos diferentes modos de organizar a sociedade, de se apropriar dos recursos naturais, de inventar, significar e expressar a realidade humana.

CULTURA

Todos os povos, mesmo os mais primitivos, tiveram e têm uma cultura, transmitida no tempo, de geração a geração. Mitos, lendas, costumes, crenças religiosas, sistemas jurídicos e valores éticos refletem formas de agir, sentir e pensar de um povo e compõem seu patrimônio cultural.

O que é cultura?

São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado pela sociedade. Se refere a crenças, comportamentos, valores. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

“Cultura não é simplesmente a arte ou o evento, mas criação individual e coletiva das obras de arte, do pensamento, dos valores, dos comportamentos e do imaginário.” (CHAUÍ, 1992, p.41).

Cultura corresponde a tudo aquilo que os indivíduos possuem, pensam e realizam como membros de determinada sociedade. Desta forma, as maneiras diversificadas de as pessoas viverem também é cultura. “A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é, para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com