TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo e Questionário

Resenha: Currículo e Questionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

O caractere do conhecimento científico é a objetividade, no sentido de que a ciência intenta afastar do seu domínio todo o elemento afetivo e subjetivo. É plenamente independente dos gostos e das tendências pessoais do sujeito que a elabora. O conhecimento científico deve ser um conhecimento válido para todos. Outro caractere do conhecimento científico reside na sua racionalidade. A ciência moderna é essencialmente racional, isto é, não consta de meros elementos empíricos, mas é essencialmente uma construção do intelecto. A ciência pode ser definida como um esforço de racionalização do real. Partindo de dados, através de sínteses cada vez mais vastas, o cientista esforça-se por abraçar todo o domínio dos fatos que conhece num sistema racional, no qual de poucos princípios simples e universais possam logicamente deduzir-se as leis.

AS ESPECIFICIDADES DAS CIENCIAS SOCIAIS:

_ O objeto de estudo histórico: isso quer dizer que as relações sociais, isto é, as relações do homem na sociedade estão em constante transformação.

_Possui consciência histórica: os indivíduos e os grupos sociais influenciam e são influenciados pela época e pelo desenvolvimento social.

_Identidade entre o sujeito e o objeto da pesquisa: não existe separação rígida entre o pesquisador homem e o objeto pesquisado, já que esse último é o próprio homem.

_É intrínseca e extrinsecamente ideológica: Todo conhecimento do mundo é afetado pela predisposição da observação dos pesquisadores, portanto aspectos subjetivos do homem apresentam maior possibilidade de distorção e envolvimento do pesquisador.

_É essencialmente qualitativo: você estará pesquisando “pessoas” situadas em dado momento histórico, com sua própria forma de ideológica de pensar e agir e com suas crenças e valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com