TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos

Seminário: Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 7

Custos

A palavra custo possui significado muito abrangente: pode ser utilizado para representar o Custo das Mercadorias Vendidas em uma empresa comercial, o Custo dos serviços prestados em uma empresa de prestação de serviços, o Custo de Fabricação de um produto, o Custo Direto de Fabricação etc.

Custo Industrial: compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens.

Para entender melhor o conceito acima, você precisa conhecer o significado das seguintes palavras: gastos, investimentos, custos, despesas e desembolsos.

Toda vez que a empresa industrial pretende obter bens, seja para uso, troca, transformação ou consumo, ou ainda utilizar algum tipo de serviço, ela efetua um gasto.

Os gastos podem ser efetuados a vista ou a prazo. Quando, por exemplo, no momento da obtenção do bem ocorre o respectivo pagamento, dizemos que o gasto ocorreu a vista, pois houve desembolso de numerário. Se, por outro lado, no momento da compra não ocorreu pagamento, o qual será feito posteriormente , dizemos que o gasto ocorreu a prazo, pois não houve desembolso de numerário no momento da compra.

O Desembolso, que se caracteriza pela entrega de numerário, pode ocorrer antes (pagamento antecipado), no momento (pagamento a vista) ou depois (pagamento a prazo) da ocorrência do gasto.

Os gastos que se destinam á obtenção de bem de uso pela empresa (computadores, móveis, máquinas, ferramentas, veículos etc.) ou a aplicações de caráter permanente (compra de ações de outras empresas, de imóveis, de outro etc.) são considerados investimentos. Consideram-se ainda investimentos os gastos com a obtenção dos bens destinados a troca (mercadorias), transformação (Matéria – prima, material secundário e material de embalagem) ou consumo (material de expediente e limpeza) enquanto esses bens ainda não foram trocados, transformados ou consumidos.

Quando os gastos são efetuados para a obtenção de bens e serviços que são aplicados na produção de outros bens, esses gastos correspondem a custos. Quanto a matéria – prima, o material secundário e material de embalagem deixam de ser estoques, passando para o processo de fabricação, os valores gastos na obtenção desses bens passam da fase de investimento para a fase de custo.

Quando os gastos são efetuados para obtenção de bens ou serviços aplicados na área administrativa, comercial ou financeira, visando direta ou indiretamente à obtenção de Receitas, esses gastos correspondem a despesas.

1,1 Materiais

Os Materiais utilizados na fabricação podem ser classificados em:

• Matérias – Primas: São os materiais principais e essenciais que entram em maior quantidade na fabricação do produto. A matéria – prima para uma industria de moveis de madeira é a madeira; para uma industria de confecções é o tecido; para uma industria de massas alimentícias é a farinha.

• Materiais Secundários: são os materiais que entram em menor quantidade na fabricação de um produto. Esses materiais são aplicados justamente com a matéria – prima, completando-a ou ate mesmo dando acabamento necessário ao produto. O material secundário para uma indústria de móveis é: prego, cola, verniz, dobradiças, etc.; para uma industria de confecções são: botões, zíperes, linha, etc.

• Materiais de Embalagem: são os materiais destinados a acondicionar ou embalar os produtos, antes que eles saem da área de produção

1.2 Mão – de – Obra

Compreende os gastos com o pessoal envolvido na produção da empresa industrial, englobando salários, encargos sociais, refeições e estadias, seguros, etc.

2,0 Gastos Gerais de Fabricação

Compreende os demais gastos necessários para a fabricação dos produtos, como: aluguéis, energia elétrica, serviços de terceiros, manutenção da fábrica, depreciação, seguros diversos, material de limpeza, óleos e lubrificantes para as maquinas, pequenas peças para reposição, telefones e comunicações etc.

3,0 Classificação do Custo com relação aos Produtos

Com relação aos produtos, os custos podem ser Diretos ou Indiretos.

Custos Diretos – compreende os gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados diretamente no produto.

Esses custos são assim denominados porque seus valores e quantidades em relação ao produto são de fácil identificação. Assim, todos os gastos que recaem diretamente na fabricação do produto são chamados Custos Diretos.

Custos Indiretos – compreende os gastos com materiais, Mao – de – obra e gastos gerais de fabricação aplicados indiretamente no produto. Esses gastos são assim denominados ser impossível uma segura identificação de seus valores e quantidade em relação ao produto.

A dificuldade de identificação desses gastos em relação ao produto ocorre por que os referidos gastos são utilizados na fabricação de vários produtos ao mesmo tempo.

Veja alguns exemplos: Energia Elétrica, Aluguel da fábrica, Salários e encargos dos chefes de seção e dos supervisores da fábrica.

Como os valores dos custos indiretos são difíceis de identificar em relação a cada produto, como saber qual é o valor desses custos que devera ser atribuído a cada um dos produtos fabricados. Para se conhecer o valor dos custos indiretos que deverá ser atribuído a cada produto, há necessidade de se estabelecer um critério, o qual será estimado ou ate mesmo arbitrado pela empresa.

A distribuição dos Custos indiretos aos produtos denomina-se Rateio, e o critério escolhido para se efetuar essa distribuição denomina-se Base de Rateio.

3.1 Classificação com Relação ao Volume de Produção

Com relação ao volume de produção os custos podem ser Fixos ou Variáveis.

Custos Fixos são aqueles que independem do volume de produção do período, isto é, qual quer que seja a quantidade produzida, esses custos não se alteram.

Exemplo: Aluguel da Fabrica, depreciação das máquinas, salários e encargos, etc.

Custos Variáveis são aqueles que variam em função das quantidades produzidas, como ocorre, por exemplo, com a matéria prima.

Custos Semifixos são os Custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com