TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos

Dissertações: Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

O PROFESSOR REFLEXIVO

A formação e os saberes dos professores são temas afins, amplamente discutidos nas esferas acadêmicas e governamentais, já que se compreende cada vez mais a importância do educador para a formação de sujeitos participantes de um mundo globalizado e exigente. As pesquisas sobre este tema apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais, considerando que em sua trajetória, o professor constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais.Quando falamos em ser reflexivo, nunca podemos nos esquecer tratar-se de um trabalho no qual a busca dos sentimentos de verdade, de atitude, de justiça, está intimamente ligada à descoberta da autonomia do aluno, proporcionando-lhe identificar-se como sujeito, com direito a vez e a voz, o que nos leva a concluir que não só ao professor cabe ser reflexivo, mas também aos alunos. E essa é uma tarefa do professor, que deve almejar sempre fazer da sua prática um espaço permanente de reflexão através de um papel ativo na educação, não uma mera repetição de normas.

Se o professor entrevê em seus educandos o conhecimento tácito, ou seja, aquilo que é espontâneo, intuitivo, experimental, que revela o seu conhecimento adquirido no cotidiano; depois, familiarizado com esse tipo de saber, presta atenção no aluno, é curioso a seu respeito, ouve-o, irá surpreender-se com ele. Agirá como um detetive que investiga para descobrir as razões e trabalha com os resultados para atingir um fim determinado.

Essas considerações visam a contribuir com a construção da reflexividade, usada na filosofia contemporânea como sinônimo de consciência. A reflexão é um processo e é através dele que o indivíduo considera suas próprias ações. Assim, à medida que volta para si e examina a natureza da sua própria atividade, esse indivíduo estará construindo uma consciência crítica, ou seja, examinando sua própria constituição, seus próprios pressupostos. Essa imersão do homem na sua experiência o coloca diante de seu mundo, um mundo formado por seus valores, significados e representações, gerando a oportunidade de adquirir um conhecimento crítico de sua ação docente e proporcionando reconstruir essa ação, suas escolhas cotidianas e até mesmo reconstruir-se como pessoa, como identidade. O fato de refletir sobre a própria ação, traz ao profissional chance de confrontar-se com seu modo de pensar; com suas concepções de vida, mundo e educação; com seus desafios, medos e defesas; com suas escolhas e respectivas razões. Um processo que vai auxiliá-lo a liberar-se das amarras de sua subjetividade e analisar sua carga emocional estabelecendo compromissos com a mudança.

A formação do profissional da educação está diretamente relacionada com o enfoque, a perspectiva, a concepção mesma que se tem da sua formação e de suas funções atuais. Para nós, a formação continuada do professor deve ser concebida como reflexão, pesquisa, ação, descoberta, organização, fundamentação, revisão e construção teórica e não como mera aprendizagem de novas técnicas, atualização em novas receitas pedagógicas ou aprendizagem das últimas inovações tecnológicas.A formação de professores esbarra em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com