TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCARTE DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS (REEE) EM COMÉRCIOS DE ELETRO-ELETRÔNICO NO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG

Ensaios: DESCARTE DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS (REEE) EM COMÉRCIOS DE ELETRO-ELETRÔNICO NO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

DESCARTE DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS (REEE) EM COMÉRCIOS DE ELETRO-ELETRÔNICO NO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG

SANTA RITA DO SAPUCAÍ

2013

HAROLDO MANOEL DORNELAS

MARCO TÚLIO JACOVINE NORONHA

BAMBUÍ-MG

2010

HAROLDO MANOEL DORNELAS

MARCO TÚLIO JACOVINE NORONHA

DESCARTE DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS (REEE) EM COMÉRCIOS DE ELETRO-ELETRÔNICO NO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG

Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG – Campus Bambuí) como requisito parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ministrada no Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Prof. Orientador: Gabriel da Silva

BAMBUÍ-MG

2010

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi verificar o descarte de resíduos eletrônicos realizado por empresas de suprimentos e manutenção de produtos de informática no município de Bambuí-MG. Especificamente, verificou-se quais empresas possuem plano de gestão e regulamentação para coleta e disposição de resíduos sólidos; quais as formas de separação destes resíduos; se há a realização de recuperação de componentes eletrônicos; a percepção por parte dos empresários de qual segmento produz a maior quantidade de REEE e, finalmente, qual o conhecimento sobre programas de aproveitamento dos REE. A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica e em pesquisa de campo junto ao setor de informática, um dos principais atores intervenientes dessa cadeia. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: visitas às empresas, bem como foram aplicados questionários semi-estruturados aos gerentes e/ou sócios-proprietários destas. Conclui-se que, das empresas analisadas, apenas uma descarta os resíduos e somente os resíduos químicos por haver empresas especializadas em sua coleta. As demais não efetuam corretamente o descarte, atribuindo como principal motivo a falta de infra-estrutura apropriada e finalmente, todos os gerentes alegam não conhecer alternativas de tratamento ou reutilização para os REEE.

Palavras-chave: Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, produtos pós-consumo, reciclagem de equipamentos eletrônicos.

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO

2 REFERENCIAL TEORICO

3 METODOLOGIA

3.1 Caracterização do município

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 APÊNDICE

6.1 QUESTIONARIO APLICADO NA PESQUISA.

REFERÊNCIAS 

1 INTRODUÇÃO

A sociedade moderna promove novidades tecnológicas que motivam as pessoas a substituírem seus antigos aparelhos eletrônicos em função destes serem considerados desatualizados por seus proprietários. Todavia, essa constante substituição destes equipamentos tem causado uma série de conseqüências sociais e ambientais, pois grande parte destes possui materiais químicos nocivos à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Atualmente, algumas iniciativas por parte de órgãos governamentais visam conscientizar a população e, além disso, tramitam-se projetos de lei que criam mecanismos e possíveis regulamentações sobre a produção, transporte e tratamento desses resíduos eletrônicos. Os paıses mais desenvolvidos apresentam uma legislação mais atualizada em relação a este problema, restringindo o descarte desse material.

São produzidas mundialmente, cerca de 50 toneladas de lixo eletrônico por ano, quantidade satisfatória para encher um trem de carga que desse a volta no planeta. Na maior parte do globo, ainda não existem leis que regulamentem os locais onde deve ser depositado esse tipo de lixo (MOREIRA 2007). Isso torna habitual o deposito dele no lixo comum ou sua queima a céu aberto, sem que as precauções apropriadas para evitar danos sejam realizadas.

Segundo dados do Greenpeace (2008), rios e águas subterrâneas de paises da Ásia e no México estão sofrendo com o despejo de substancias químicas tóxicas por parte de fabricantes de componente eletroeletrônicos, onde, paises considerados paraísos da indústria eletrônica estão a meio caminho de se afogar em contaminação por substancias químicas perigosas.

Neste sentido, o objetivo principal do presente estudo foi de verificar a percepção dos empresários sobre o descarte de resíduos eletrônicos. Especificamente, verificou-se quais empresas possuem plano de gestão e regulamentação para coleta e disposição de resíduos sólidos; quais as formas de separação destes resíduos; se há a realização de recuperação de componentes eletrônicos; a percepção por parte dos empresários de qual segmento produz a maior quantidade de REEE e, finalmente, qual o conhecimento sobre programas de aproveitamento dos REE.

2 REFERENCIAL TEORICO

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE, 2007 apud FRANCO, 2008), no primeiro semestre de 2007 o mercado de computadores pessoais (PCs), no Brasil, atingiu 4,3 milhões de unidades, 20% acima na comparação com o período de 2006 (3,6 milhões de unidades). Para os notebooks, a taxa de crescimento foi mais expressiva, 146%, totalizando 617 mil unidades.

Esse descarte gera um tipo específico de resíduo sólido urbano, os denominados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com