TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCURSO CIENTÍFICO E ARTÍSTICO

Relatório de pesquisa: DISCURSO CIENTÍFICO E ARTÍSTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 8

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Serviço Social

Nedina Canuto dos Santos

DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS E AS ARTES

Jean-Jaques Rousseau

Contagem

2014

Nedina Canuto dos Santos

DISCURSO DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES

Estudo dirigido apresentado ao programa de graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da disciplina de filosofia; razão e modernidade

Orientadora: Valéria lima bontempo

Contagem

2014

1) Quem foi Rousseau ?

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social e teórico político suíço. Participou do movimento intelectual do século XVIII - o Iluminismo. Com o filósofo a literatura européia entra em nova fase: a procura, na natureza, da pureza original. Em sua obra mais importante "O Contrato Social" desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.

Jean-Jacque Rousseau (1712-1778) nasceu na Genebra, Suíça, no dia 28 de junho de 1712. Filho de um relojoeiro ficou órfão de mãe logo ao nascer. Foi educado por pastor protestante. Em 1722 ficou órfão de pai. Com 16 anos de idade vai para Savóia, Itália e sem meios de se manter procura uma instituição católica e manifesta o desejo de se converter. De volta à Genebra retorna ao protestantismo. Leva uma vida errante, foi relojoeiro, pastor e gravador, sem sucesso. Demonstra grande interesse pela leitura e pela música.

Em 1742, muda-se para Paris, onde cultivou contatos com filósofos como Diderot. Nesses contatos, amadureceu suas idéias que seriam publicadas em seus livros. Publicou "Discurso Sobre as Ciências e as Artes" (1749), no qual lhe proporcionou uma medalha de ouro como prêmio. No segmento da política, seu livro mais importante é ”Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens” onde relatou a situação do homem no estado de natureza e aponta que ele tende a fazer parte da sociedade.

Referencia

(biografia resumida, atualizada em 18/05/2014 biografias e vidas online )

2) Qual a temática central da obra?

Rousseau analisou os efeitos do crescimento das ciências e das artes no procedimento das pessoas (Precisou de uma revolução para devolver os homens ao senso comum....)

No seu discurso ele vai estudar, investigar a melhor forma de restaurar as artes e a ciência, ele vai ajudar para alavancar o amadurecimento dessas pessoas ou desse povo. Retrata ainda os costumes do povo que a seu ver estão apodrecidos e que as ciências e as artes deturpam suas virtudes.

“Onde não existe efeito não á nenhuma causa a procurar, nesse ponto, porem, o efeito e certo a depravação e real, e nossas almas corromperam a medida que nossas ciências e nossas ates avançaram no sentido da perfeição. Dir-se-á ser uma infelicidade própria de nossa época? “Não, senhores, os males causados por nossa vã curiosidade são tão velhos quanto o mundo.A conseqüência do desenvolvimento das ciências e das artes no comportamento das pessoas. (Pagina 337)

3) Qual a visão de Rousseau sobre Sócrates?

O pensamento de Sócrates, na medida em que podemos conhecê-lo, é interpretado estranhamente por Rousseau. Parece que jamais Sócrates fez elogio da ignorância, prentedeu somente confundir a presunção dos sofistas, salientando que o verdadeiro ponto de partida de nossos conhecimentos era a confissão de suas limitações.

4) Qual a posição de Rousseau em relação à ciência e as artes?

Essa indução nada tem de rigorosa ou de históricas. Rousseau quis somente tentar mostrar que o desenvolvimento das ciências e das artes sempre se acompanhou de uma crescente depravação dos homens .(pagina 342)

Gostar se ia de pensar que as ciências possuem uma origem pura e nobre, por exemplo: a curiosidade desinteressada. Isso absolutamente não acontece, seus moveis são interesse e vícios. Como se vê, a condenação das ciências e das artes já esta feita, ganhando, nessa segunda parte do discurso, novas confirmações. (pagina 343)

Justifique sua resposta a partir dos argumentos apresentados no texto.

Rousseau acredita que a ciência e as artes são algo ruim para as pessoas. Pois trazem vícios e costumes que corrompe o homem e sua moral, e que as artes e as ciências nada de bom podem trazer.

5) Qual é a critica de Rousseau em relação ao ensino?

Se a cultura das ciências das ciências é prejudicial ás qualidades guerreira, ainda o é mais as qualidades morais. Já desde os primeiros anos, uma educação insensata orna nosso espírito e corrompe nosso julgamento. Vejo em todos os lugares estabelecimentos imensos onde a auto preço se educa a juventude para aprender todas as coisas, exceto seus deveres. Vossos filhos ignoram a própria língua, mas falarão outras que nenhum lugar se usa, saberão compor versos que dificilmente compreenderão sem saber distinguir o erro da verdade, possuíram a arte de torná-los ambos irreconhecíveis aos outros, graças a argumentos especiosos, mas não saberão o que são as palavras magnanimidade, equidade, temperança, humanidade e coragem, ”nunca lhes atingira o ouvido e a doce palavra pátria e, se ouvem de DEUS, será menos para reverenciá-lo no que para temê-lo.

Preferiria, dizia um sábio, que meu aluno tivesse passado o tempo jogando Péla, pois pelo menos o corpo estaria mais bem disposto. Sei que é preciso ocupar as crianças e que a ociosidade conribui para elas o maior dos perigos a evitar. Que deveram, pois, apreender? Eis uma questão interessante. Que aprendam o que devem fazer sendo homens e não o que devem esquecer .

(Este é um dos primeiros textos em Rousseau aborda o problema da educação. E já tivera ocasião de refletir sobre este problema quando preceptor em casa do Sr.Mably, em Lião,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com