TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISTRIBUIÇÃO REGIONAL

Tese: DISTRIBUIÇÃO REGIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Tese  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 11

DISCRIMINAÇÃO REGIONAL

Tudo começou quando fui a uma escolha de vaga para professor na SEDUC, em MURICI-São PAULO, em agosto de 2011. Foi o dia mais feliz da minha vida pois ia exercer a profissão dos meus sonhos, ser professora, só que nem de longe eu desconfiava do calvário que me esperava.

Escolhi a vaga que me ofereceram para o Município de MURICI-SÃO PAULO, no 5º ano das séries iniciais. Era para ficar o dia inteiro, 40 horas de pura alegria e satisfação em ensinar as crianças. Por conta da distância resolvi me mudar para lá(MURICI-SÃO PAULO).Era tudo o que eu queria.Porém , no momento que escolhia a vaga de professora para MURICI,alguém no meio de outros professores no balcão de escolhas da SEDUC,falou:”Não dá para ela não,eu moro lá”.Nunca pensei que aquilo era comigo,já que não conhecia ninguém ali.Não dei importância,segui o meu caminho,feliz por ter,conseguindo trabalho e ainda de 40 horas,como professora.

No dia da minha apresentação na escola , foi quando entendi e me lembrei do ocorrido no dia anterior,,as pessoas que reclamavam a vaga por morar em MURICI, estavam na escola que eu ia trabalhar. Dai então,não prestou mais minha estada na escola , começaram as perseguições do tipo:

1. Não era chamada pelo meu nome e sim de moreninha nordestina, com expressões assim: Oxente bichinha!Chegou à nordestina.

2. Quando tinha reunião de pais, o diretor , dizia,nos apresentando para a comunidade escolar: Esta é uma família que veio de muito longe lá do nordeste, são nordestinos, em busca de melhorar de vida, é que lá é tudo muito pobre. enfim,e as apresentações com tons de ridicularizar-mos ,corria solto.

3. Uma das coisas que me envergonhava, era que estes comentários eram feitos na frente de nossas filhinhas pequenas, era como se tivéssemos esmolando.

4. Nas reuniões dos docentes, se algum professor , distribuía balinhas para os professores, na minha vez, ele pulava como se eu não estivesse ali.

5. Avisos de qualquer acontecimentos como exposição de trabalhos para a reunião de pais ,eu nunca era avisada,sorte que ficava antenada o tempo todo para não fazer feio,ser humilhada e criticada.

6. Comecei a perceber uns controles sobre o modo de eu trabalhar em sala, a quantidades de Xerox que eu usava para fazer trabalhos com as crianças,tudo que eu fazia,tinha que ter a autorização do diretor ,coisa que não acontecia com os outros professores.

7. Cheguei até, anular uma prova porque ele questionou de onde eu tinha tirado o conteúdo, sendo que a mesma, tinha sido elaborada com os livros que se encontravam no armário da minha sala de aula, sendo todos os livros indicados pelo MEC. Uma tarde do dia 26-08-2011, fui comunicada e proibida pelo diretor , da

escola de fazer recreação com meus alunos do 5º ano. Isto foi comunicado a mim, autoritariamente na frente de todos.Neste momento,senti o chão fugir de meus pés,todos me olhavam na secretaria da escola,estava eu ali,estática,suando frio,sem qualquer atitude,a saliva tinha ficado seca e presa na garganta,nunca,durante os 32 anos de magistério ninguém tinha se dirigido a minha pessoa com tamanha grosseria e autoridade.Sem coragem de pelo menos olhar nos olhos do diretor,abaixei a cabeça e fui tropeçando na minha vergonha até a cozinha para tomar um pouco de água e respirar fundo,afinal precisava voltar para meu trabalho,para minha sala de aula,lugar abençoado para mim e foi o que fiz.

Começava a sentir que entrava numa câmara de tortura diariamente, pois a minha ida a escola, já estava se tornando um constrangimento sem igual. Numa tarde em que retornava ao trabalho,fui surpreendida com uma reunião surpresa,fui sabatinada pela maioria dos professores,inclusive pelo diretor , no período vespertino.Se posicionaram em círculo, dentro da sala dos professores.Estavam só me esperando para me questionarem.

Reclamaram de forma autoritária e parecendo um inquérito policial, não me dando quase chance de falar ou responder a todos de uma vez, como eles fizeram comigo.

Naquele momento eles me transformaram em réu e todos em advogados de acusação, nenhum em minha defesa. Pensei em sair dalí correndo e me atirar debaixo de um carro,então a professora ,me chamou e relatou,que no passado não muito distante,tinha acontecido o mesmo com ela,era um crime,mas,fazer o quê?

Os diretores comandam todos.

O interrogatório deles foi em relação:

–A forma de eu dar aula,

Que eu era muito branda com os alunos e que estava aplicando as matérias de uma forma diferente de todos até hoje. Comecei a desconfiar que a minha permanência na escola do estado ,ia ser árdua,cheia de humilhações.

Foi desgastante esta reunião surpresa, me vi, mais uma vez, acuada e sozinha, não conhecia ninguém, fiquei abalada emocionalmente e psicologicamente. A vergonha de estar na frente de meus colegas de trabalho, expondo minhas dinâmicas de cunho diagnóstico da turma foi crucial,já que no momento atual só vi a mim dirigidas as ofensivas.

Era como se nunca tivesse trabalhado no magistério, nunca estivesse em uma sala de aula, e isto só aconteceu porque não era da comunidade, coisa que fiquei ouvindo e ouço até hoje, pois, eles são considerados ALEMÃES, é como eles se apresentaram para mim.

Motivo pelo qual,não me aceitam na escola,pois sou brasileira e NORDESTINA!!!

Com menos de um mês que estávamos morando em MURICI, aconteceu um assalto na pequena e pacata cidade, transformando-a em assunto principal nos jornais, chegando à escola, uma professora falou em alto e em bom som no meio do pátio: Núbia, eu até pensei que quem tinha feito o assalto era com certeza o pessoal da Núbia, pois é coisa do pessoal de fora, fiquei com um sorriso amarelo assistindo todos gargalharem da minha cara, foi um constrangimento só, pois, é este tipo de procedimento que eles atribuem a mim e aminha família, por sermos do nordeste.

Me inscrevi no concurso de ACT do Estado e comecei a salvar no computador da escola, os conteúdos das provas para eu estudar, um professor , me vendo fazendo isto falou: ”Para a senhora passar para trabalhar nesta escola novamente, só muita sorte, provavelmente, não terá esta chance novamente.

• E depois deste sinistro comentário, minhas pastas que estavam salvas no computador, sumiram misteriosamente, e pasmem!Só as minhas!

• Perguntei a professora de informática,com isso acontecia?Ela me respondeu que provavelmente, um vírus tinha deletado minhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com