TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DO ASSISTENCIALISMO AO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  11.010 Palavras (45 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

BEGNA ROSA DA SILVA E SILVA

DO ASSISTENCIALISMO AO SERVIÇO SOCIAL

[pic 2]

Ituiutaba

2010


BEGNA ROSA DA SILVA E SILVA

DO ASSISTENCIALISMO AO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título Bacharel em Serviço Social

Orientadora:

Tutor eletrônico:

Tutor de Sala:

Ituiutaba

2010

Dedico esse trabalho às minhas filhas, cujo amor dispensa explicações, o qual é minha inspiração maior para viver, crescer profissionalmente e acreditar que tudo vale a pena.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelo dom da vida que me concebeu e por ter iluminado o meu caminho durante todos estes anos, me conduzindo no colo nos momentos em que fraquejei mediante as adversidades e duvido da minha capacidade de caminhar com minhas próprias pernas.

A minha querida mãe pelo encorajamento durante o tempo de formação.

Ao meu esposo, pela tolerância com que encarou as minhas ausências, pela dedicação e espírito de sacrifício consentidos durante a minha formação.

A todos meus amigos, que graças à Deus são tantos que para não fazer injustiça a nenhum, prefiro não enumerá-los, mas na certeza de que todos ocupam lugar especial em meu coração

À todos tutores eletrõnicos com os quais pude contar sempre no decorrer deste curso, me dispensando um tratamento de dedicação e presteza.

Também quero agradecer a todo corpo docente desta Universidade e a seu funcionários administrativos pela competência e atenção com as quais sempre me atenderam. Em especial ao Diretor Cláudio, que com tamanha competência fez com que o polo de Ituiutaba, MG, se transformasse em um lugar de educação de alto nível, sem no entanto perder seu aconchego e calor humano.

E em especial a querida tutora e amiga Jaqueline, pela dedicação e pelo carinho, pela sua vasta experiência na área do Serviço Social, que com sabedoria  e competencia nos conduziu para a concretização deste estudo.


SILVA, Begna Rosa da Silva e. Do Assistencialismo ao Serviço Social. 2010. 45 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Bacharelado em Serviço Social) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Ituiutaba, 2010.

RESUMO

O objetivo deste trabalho é Vislumbrar a diferença entre os conceitos de assistencialismo e assistência social diante de uma pesquisa bibliográfica exploratória.  Sendo conceitos que o senso comum confunde, por isso torna-se necessário vislumbramos também o nível de conhecimento dos cidadãos de Ituiutaba sobre o tema em questão. Serão abordadas pessoas de diferentes idades e grau de escolaridade. Farei a minha pesquisa através de (entrevista) para saber o nível de entendimento que os mesmos têm a respeito do tema política de assistência social. Assim como uma breve caracterização da política social de Ituiutaba, através de entrevista com o Secretário de Desenvolvimento Social desta cidade. Precisando assim como a Assistência Social é vista por eles, como um direito ou, assistencialismo?

Palavras-Chave: Assistencialismo. Assistência Social. Direito.

SILVA, Begna Rosa da Silva e. Welfarism to social services. 2010. 35 pages. Completion of course work (Bachelor - Bachelor of Social Work) - Connected Classroom Learning System, University of Northern Parana, Ituiutaba, 2010.



                                                       
ABSTRACT

The objective is to glimpse the difference between the concepts of welfare and social assistance before a bibliographical research. As concepts that confuses the common sense, so it becomes necessary we also see the level of awareness of citizens of Ituiutaba on the topic in question. Will be addressed people of different ages and educational level. I will do my research through (interview) to determine the level of understanding that they have about the theme of social welfare policy. Just as a brief description of social policy Ituiutaba, through interviews with the Secretary of Social Development in the city. Looking like the Social Welfare is seen by them as a right, or welfare?

Keywords: welfarism. Welfare. Right.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................

07

CAPÍTULO I

1. BREVE TRAJETÓRIA DA FILANTROPIA........................................................

09

CAPÍTULO II

2. O SURGIMENTO DA ASSISTENCIA SOCIAL ENQUANTO DIREITO............

14

2.1. Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS e sua influência na Aplicabilidade da Assistência Social enquanto Direito....................................

17

2.2.  SUAS – Sistema Único de Assistência Social: uma realidade

 e suas atribuições...............................................................................................

 20

2.3  Conceitos Básicos no SUAS........................................................................

20

CAPÍTULO III

3. SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ENQUANTO REALIDADE E SEUS NÍVEIS DE ATUAÇÃO................................................................................

23

3.1. Classificação dos Programas, Projetos e Serviços

 por Níveis de Proteção.......................................................................................

24

3.1.1  Serviços de Proteção Social Básica.........................................................

25

3.1.2  Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade......................

27

CAPÍTULO IV

4. SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL EM ITUIUTABA: UMA REALIDADE............................................................................

30

4.1 Pesquisa de Campo e Análise de Dados.....................................................                                            

34

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................

41

REFERÊNCIAS......................................................................................................

43

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.4 Kb)   pdf (392.9 Kb)   docx (800.5 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com