TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE FILANTROPIA, ASSISTENCIALISMO E ASSISTÊNCIA SOCIAL "

Dissertações: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE FILANTROPIA, ASSISTENCIALISMO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  2.250 Visualizações

Página 1 de 2

Para muitas pessoas, assistência social é sinônimo de filantropia, assistencialismo , assistência social , filantropia, é o que parece, mais não é verdade. Filantropia a meu ver é algo emotivo e pessoal, significa amor a humanidade, ao contrário do amor a si próprio, quer dizer caridade. Ela é pura doação não escolhe causas, podendo essa doação ser por dinheiro ou outros bens a favor de instituições que desenvolvam atividades de grande mérito social. As ações ficam condicionadas à vontade do doador em benefício da sociedade A sociedade produziu historicamente formas associativas para atuar na esfera pública em nome da reciprocidade, solidariedade e compaixão. Esses princípios funcionaram como modos de regulação civil no trato de questões relacionadas proteção social.

Assistencialismo é o contraponto do direito, da proteção social,.com o assistencialismo não há garantia de cidadania. Suas ações decorem das pessoas, organizações de qualquer natureza ou entidades da sociedade civil realizada junto as camadas mais carentes da sociedade, é conseguido através do favor, a espera da boa vontade e interesse de alguém com o objetivo de apoiar ou ajudar de forma pontual, oferecendo alimentos, medicamentos, entre outros gêneros de primeira necessidade, não transformando a realidade social. Esta prática assistencial hoje foi superada com a promulgação da Constituição federal de 1988 e pela Lei orgânica de assistência Social, uma vez que a Assistência social configura-se como direito do Cidadão e do dever do Estado.

Já Assistência Social é uma política pública de atenção e de direitos, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social. Com a Constituição de 1988, tem início a construção de uma nova concepção sobre o Serviço Social e regulamentado pela LOAS, em dezembro de 1993, como política social pública, o Serviço Social trabalha em prol da universalização dos acessos e da responsabilidade estatal Cabe à assistência social ações de prevenção e provimento de um conjunto de garantias ou seguranças que cubram, reduzam ou previnam exclusões, riscos de vulnerabilidades sociais, bem como atendam às necessidades emergentes ou permanentes decorrentes de problemas pessoais ou sociais de seus usuários, com o objetivo de superar exclusões sociais e defender e vigiar os direitos de cidadania e dignidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com