TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiência E Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Deficiência E Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  6.324 Palavras (26 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 26

Deficiência e Trabalho: Literatura Científica Internacional

Disability and Work: International Scientific Literature

Maria Nivalda de Carvalho-Freitas

Giselle Teixeira Leal

Jéssica Faria Souto

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar os artigos internacionais avaliados como A1 e A2 pela Qualis Capes das áreas de Administração e Psicologia, bem como os artigos indexados na base de dados Web of Science, no período de 2000 a 2010, que continham descritores relacionados à deficiência e trabalho, especialmente sobre a inserção de pessoas com deficiência (PcDs) no trabalho. Foram avaliados os indicadores bibliométricos da literatura científica e identificadas as principais temáticas de estudo sobre o tema. A amostra final foi constituída por 86 artigos provenientes de diferentes países. Por intermédio dos resultados deste trabalho, foi possível identificar os periódicos e universidades que mais publicam sobre o tema e constatar temas de estudo predominantes na literatura internacional e novas possibilidades de estudo sobre a inserção no trabalho de PcDs, o que pode contribuir para o trabalho dos pesquisadores brasileiros que se dedicam a essa temática de pesquisa.

Palavras-chave: Deficiência; trabalho; literatura internacional; inserção; pessoas com deficiência.

Abstract

The aim of this work was to analyze the international articles assessed as A1 and A2 by Qualis Capes in the fields of Management and Psychology, as well as the articles indexed on databases of Web of Science, in the period between 2000 and 2010, which contained descriptors related to disability and work, especially associated to insertion of people with disability at work. The bibliometric indicators of the scientific literature were assessed and the main issued of study related to the topic were identified. The final sample consisted of 86 articles from different countries. By means of the results of this work, it was possible to identify the journals and universities which publish more materials on this issue, and to verify prevailing study themes in the international literature and new possibilities of study on insertion of people with disability at work. Furthermore, these results can contribute to the work of Brazilian researchers who devote themselves to this line of research.

Key-words: Disability; work; international literature; insertion; people with disability.

Introdução

A inserção de pessoas com deficiências (PcDs) no mercado de trabalho tem sido um tema recorrente nas pesquisas nacionais. A análise da produção científica no Brasil foi realizada por Suzano, Nepomuceno, Ávila, Lara e Carvalho-Freitas (2008), que contemplaram 20 anos de pesquisas que versavam sobre a questão deficiência e trabalho, de 1987 a 2007, identificando as principais temáticas publicadas e o crescimento da produção científica no país após a regulamentação da Lei de Cotas – Decreto n. 3.298, de 20, de dezembro de 1999 (Brasil, 1999). No entanto, não foram encontrados artigos brasileiros que analisam aspectos da produção científica internacional sobre essa temática.

A presente revisão pretende contribuir para os estudos da inserção de PcDs e tem como objetivos avaliar os indicadores bibliométricos da literatura científica internacional e identificar as principais questões de pesquisa associando deficiência e trabalho. Por indicadores bibliométricos, entende-se a identificação, análise e avaliação de fontes difusoras de trabalhos, a produtividade de instituições, o crescimento de qualquer campo da ciência e o impacto das publicações frente a comunidade científica. Esses indicadores normalmente são avaliados a partir de pesquisa bibliométrica, que é um tipo de investigação que visa a avaliar e a medir a produção científica por meio da quantificação e análise da comunicação escrita (Reveles & Takahashi, 2007).

Deficiência

Não existe um consenso no que se refere ao conceito de deficiência. A conceituação do termo dependerá da perspectiva teórica adotada e do foco de análise, se individual ou social. Priestley (1998) identificou quatro combinações predominantes nos estudos sobre a deficiência articulando essas duas dimensões: a) as pesquisas ancoradas em modelos materialistas individuais, em que a deficiência é contemplada como um produto da ação biológica sobre o funcionamento do corpo: a preocupação predominante é a reabilitação física e os estudos visam ao desenvolvimento de procedimentos e instrumentos médicos e tecnológicos para a reabilitação; b) os estudos que têm como perspectiva predominante os modelos idealistas individuais, em que a deficiência é definida como produto da criação de identidades e da negociação de papéis, sendo as unidades de análise predominantes as crenças e as identidades; c) as pesquisas que têm como referência os modelos da criação social, em que a deficiência é definida como um produto material das relações socioeconômicas desenvolvidas em um contexto histórico específico: as unidades de análise sendo as barreiras físicas – estruturais e institucionais – e as relações materiais de poder; d) as investigações que têm como eixo de análise os modelos da construção social, em que a deficiência é definida como produto dos valores sociais desenvolvidos em um contexto cultural específico e as unidades de análise são os valores culturais (percepção cultural do que seja a diferença) e as representações. Priestley (1998), embora utilize essas combinações como forma de analisar os principais estudos sobre a deficiência, também afirma que muitos pesquisadores adotam um pluralismo ontológico nos estudos sobre a deficiência, buscando, por exemplo, acomodar a importância da cultura ao lado da política econômica; outros buscam reconciliar a posição sociomaterialista com a experiência pessoal e a identidade.

Embora a deficiência possa ser contemplada de diferentes formas, alguns elementos na definição do termo precisam ser identificados para que ela possa ser um objeto de estudo específico. Assim, adotaremos, na presente revisão, a definição de que a deficiência se configura como uma alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com