TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Do Universo De Pesquisa, População Alvo, Amostragem

Exames: Definição Do Universo De Pesquisa, População Alvo, Amostragem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  2.460 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Para falar de pesquisa não temos um significado concreto, temos apenas idéias que juntas formam um método para pesquisar, existindo vários métodos diferentes. Conhecemos popularmente que a pesquisa é uma forma de investigação. Não é possível fazer pesquisa sem que haja um problema para resolver ou uma pergunta para responder. Toda pesquisa é feita para ampliar o conhecimento, qualquer que seja a área de trabalho do pesquisador. Mas existem riscos e incertezas. O pesquisador precisa buscar evidências que apoiem sua argumentação para a solução do seu problema ou para a resposta a sua pergunta.

Contudo, as pesquisas científicas têm um objetivo maior: o benefício do homem. Álvaro Vieira Pinto define pesquisa científica como: [...] a investigação metódica, organizada, da realidade, para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que os regem com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefício do homem. (VIEIRA PINTO, 1979, p. 30). Não se faz pesquisa sobre o já comprovado, exceto para refutar. A pesquisa científica visa à produção de conhecimento novo, relevante teoricamente e útil socialmente.

Logo, para fazer Ciência é necessário seguir um método científico aceito. Ou seja, a pesquisa científica exige que o pesquisador siga um método, entendido como meio pelo qual se chega aos resultados.

Seguindo adiante, toda pesquisa estatística precisa atender a um público, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Existem dois métodos para realizar uma pesquisa estatística, apartir da população alvo ou da amostragem, qual seja o seu objetivo.

DESENVOLVIMENTO

São vários conceitos para pesquisa, segundo Asti Vera: “É um problema que se deverá examinar, avaliar, analisar, criticamente, para depois ser tentada uma solução”. De acordo com o Webster´Sinternationaldictionary, a pesquisa não é apenas procurar a verdade; é encontra resposta para questões proposta, utilizando métodos científicos.

A finalidade da pesquisa sempre parte de um tipo de problema, de uma interrogação. Dessa maneira, ela vai responder ás necessidades de conhecimento de certo problema ou fenômeno. Várias hipóteses são levantadas e a pesquisa pode invalidá-las ou confirmá-las.

As características da pesquisa:

- Procedimento sistematizado: Onde os conhecimentos são coletados.

-Exploração técnica, sistemática e exata: Planeja o método, formula problema e hipótese, aplica sistematicamente os dados.

-Pesquisa lógica e objetiva: Comprova suas hipóteses.

-Organização quantitativa dos dados: Os dados e a lógica levam a solução real, verdadeira da pesquisa.

-Relato e registro meticulosos e detalhados da pesquisa: A metodologia deve ser indicada, assim como as referências bibliográficas, a terminologia.

Campo da pesquisa social é o meio do qual pesquisador vai obter novos conhecimentos no campo da realidade social.

Tipos de pesquisa a divisão é interesse, condições, campos, metodologia, situações, objetivos, objetos de estudos etc.

Planejamento da pesquisa:

1. Decisão: Onde o primeiro passo da pesquisa decidir que a realizá-la.

2-Especificação de objetivo: Estabelecer um objetivo que a pesquisa pretende alcançar.

3- Elaboração de um esquema: Para auxiliar na sua pesquisa, um planejamento dos processos que o pesquisador deseja realizar.

4-Constituição da equipe de trabalho: Divisão de trabalho, estabelecer funções entre os pesquisadores.

5-Levantamento de recursos e cronograma: Planejar custo da realização da pesquisa e estabelece datas para os processos a ser realizados.

Fases da pesquisa:

1-Escolha do tema.

2-Levantamento de dados.

3-Formulação do problema.

4-Definição dos termos.

5-Construção de hipóteses.

6-Indicação de variáveis.

7-Delimitação da pesquisa.

8-Amostragem.

9-Seleção de métodos e técnica.

10- Organização do instrumento de observação.

11-Teste dos instrumentos e procedimentos.

Execução da pesquisa:

1-Coleta dos dados: Uma etapa que precisa de muita perseverança, onde existe varias técnicas, que são coleta documental, observação, entrevista, questionário, formulário, medidas de opiniões e de atitudes, técnicas mercadológicas, teste, sociometria, analise de conteúdo, história de vida.

2-Elaboração dos dados: Será a após a coleta de dados, analisarem a coleta e faz uma classificação de forma sistemática, assim segue os passos de seleção, codificação e tabulação.

3- Analise e interpretação dos dados: Quando os dados estiverem todos obtidos, ira analisar e interpretá-lo assim o pesquisador entendera mais o fenômeno da pesquisa.

4- Representação dos dados: Que pode ser por tabela, quadros e gráficos.

5-Conclusões: Assim na ultima fase o pesquisador irá apresenta inferência sobre o resultado, evidenciando aspectos válidos a outros fenômenos.

-Relatório: É informação sobre o resultado da pesquisa, com detalhes, para ter uma relevância.

POPULAÇÃO ALVO

Toda pesquisa estatística precisa atender a um público alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Esse público alvo recebe o nome de população e constitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias, por exemplo: os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com