TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições Sobre Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Definições Sobre Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

O contador é o profissional responsável pelo estudo, controle, exposição e analise do patrimônio de uma empresa em um determinado período do ano. Ele estuda as variações e a natureza das operações que podem ou não afetar o desenvolvimento da empresa.

Patrimônio são todos os bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliados em dinheiro.

O Patrimônio é composto de elementos positivos – que são os bens e direitos -, e os negativos – que são as obrigações-. Os bens e direitos formam o ativo, enquanto as obrigações formam o passivo.

Bens são todos os objetos matérias e imateriais que integram o patrimônio, que podem ser objeto de direito e que possa ser avaliado em dinheiro. Os bens são divididos em:

Bens corpóreos (tangíveis) – são materiais que existem fisicamente, que pode ser tocados e visíveis. Ex. dinheiro, terreno, imóvel, veículo, etc.

Bens incorpóreos (intangíveis) - são aqueles que não existem fisicamente, e que apesar de não serem visíveis ou palpáveis, podem ser trazidos em moeda. Ex. patentes de fabricação, propriedade científica, ponto comercial, linha telefônica, etc.

Direitos são os créditos que a empresa tem. São os valores a receber ou recuperar nas transações com terceiros. Contabilmente são representados por documentos e títulos. Podem ser nota fiscal, fatura, duplicata, ordem de emissão dos documentos, aceite, promissória, cheque, etc.

Obrigações patrimoniais são representadas por tudo aquilo que a empresa tem a “obrigação de pagar”, ou seja, as dividas da empresa.

Dentre as mais comuns temos: compra a prazo de mercadorias e bens para uso, empréstimos e financiamentos bancários, salários a pagar aos funcionários, impostos e demais tributos fiscais, etc.

Quando compramos um bem a prazo, ele se integra ao patrimônio da empresa a partir do momento em que ele é entregue pelo fornecedor. A compra a prazo de mercadorias aumenta simultaneamente o ativo e o passivo, ou seja, o bem aumenta o ativo e a dívida aumenta o passivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com