TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstraçoes Contabeis Obrigatorias, Principios E Convencoes

Exames: Demonstraçoes Contabeis Obrigatorias, Principios E Convencoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As Demonstrações Financeiras são o conjunto de informações que devem ser elaboradas pelas empresas e demais entidades com objetivo de prestar contas e/ou informar aos sócios ou acionistas, governo e demais usuários da informação contábil as reais condições de seu patrimônio. Tais informações, juntamente com outras constantes das notas explicativas às demonstrações financeiras, auxiliam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade.

As demonstrações contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil de qualquer entidade (empresa) em um determinado período. Essas demonstrações servirão para expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando assim os diversos usuários no processo de tomada de decisão. As demonstrações contábeis deverão obedecer aos critérios e formas expostos na Lei 6404/76, onde estão estabelecidas quais as demonstrações que deverão ser elaboradas pelas empresas, sejam de capital aberto ou não. A Lei 6404/76 estabelece que as empresas de capital aberto deve publicar as suas demonstrações contábeis ao final de cada exercício social (01/01/xx – 31/12/xx).

DEMONSTRAÇOES CONTABEIS OBRIGATORIAS

COMPOSIÇÃO DAS DEMOSTRAÇÕES CONTABEIS

BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial e uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar a situação patrimonial de uma entidade em determinado momento. Nesta demonstração, esta claramente evidenciados o Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido.

Balanço Patrimonial é o retrato da empresa, reflete a posição financeira ao final de cada período pré-fixado, normalmente ao final de cada ano. Ele é uma fotografia de todos os recursos que financiam a empresa em determinado momento e onde estes recursos aplicados.

DEMOSNTRAÇAO DO RESULTADO DO EXERCICIO

A lei das Sociedades por ações estabelece que, ao final de cada exercício, a empresa deve elaborar, com base na escrituração contábil, a demonstração do Exercício.

A demonstração do resultado do exercício apresenta de forma resumida, as operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, de forma a destacar o Resultado Liquido do Período, o objetivo desta demonstração e fornecer aos usuários, as informações básicas e essenciais dos fatos que formaram o resultado do exercício, ou seja, se a empresa esta operando em lucro ou prejuízo.

DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS

A demonstração dos lucros ou prejuízo acumulados tem por finalidade evidenciar as modificações ocorridas nesta conta especifica. Tem como objetivo mostrar: Os lucros ainda não distribuídos ou transferidos, os lucros ou prejuízos ocorridos no exercício, as transferências dos lucros obtidos, a absorção dos prejuízos anteriores por novos lucros, e os prejuízos acumulados ainda não absorvidos por lucros ou pelo capital social.

Demonstrações dos lucros ou prejuízos acumulados

Período de 01-01-xx a 31-12-xx R$

Saldo em 31-12-xx 400,00

Movimentações

(+) Lucro liquido do exercício 1.210,00

(-) Transferência para reserva legal (60,00)

(-) Distribuição de lucros (726,00)

Saldo em 31-12-xx 823,00

DEMOSTRAÇOES DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LIQUIDO

Essa demonstração se faz necessária porque no Brasil diversas interferências legais e fiscais obrigam a contabilidade a proceder registros de transferências de valores do grupo de reservas, bem como para evidenciar outras movimentações especificas do capital social, como aumentos de capital, ágio na subscrição de capital e recompra de ações (ações em tesouraria), as novas praticas contábeis permitem algumas contabilizações de despesas e receitas ainda não realizadas diretamente.

A finalidade básica é deixar claro todos os valores que alteraram, conta por conta, o Patrimônio Liquido, evidenciando aos sócios e acionistas o que aconteceu com a riqueza liquida da empresa e deles também.

Movimentações e saldos Capital

Social Reservas

De capital Reserva

Legal Reserva p/

Investimentos Lucros

Acumulados Total

Saldo em 31-12-xx 7.000 200 320 400 400 8.320

Acumulo de capital social em dinheiro 1.500 0 0 0 0 1.500

Aumento de capital com reservas 500 (200) 0 (300) 0 0

Lucro líquido do exercício 0 0 0 0 1.210 1.210

Transferências para reservas 0 0 60 (60) 0

Distribuição de lucros 0 0 0 0 (726) (726)

Saldo em 31-12-xx 9.000 0 380 100 823 10.304

DEMOSNTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é parte integrante das demonstrações financeiras e vem substituir a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR). Seu objetivo é o de fornecer informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos em um determinado período de tempo.

Este novo demonstrativo tem como finalidade apresentar ao público usuário das demonstrações financeiras informações úteis sobre o desempenho de uma empresa em um determinado período de tempo. No caso específico da DFC essa informação está diretamente relacionada com as movimentações de disponibilidades, demonstrando como os recursos do caixa foram obtidos e aplicados em um dado período de tempo, bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com