TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Gravadora

Artigo: Desafio Gravadora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  3.749 Palavras (15 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1° SERIE –A1

DESAFIO PROFISSIONAL

Entregamos o desafio profissional, com requisito para avaliação do 2º bimestre das disciplinas, Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, sob orientação da Professora de Ensino à distância, Mônica Satolani, e a Tutora de Ensino Presencial, Dulcinéia Menegon de Godoi.

Jundiaí, 03 de junho de 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................... 3

2. O CONFLITO............................................................................................ 4

3. MAPEAMENTO DOS PERFIS................................................................ 5

4. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES....................... 6

5. PRINCIPAIS PONTOS A SEREM NEGOCIADOS................................ 7

5. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO.................................. 8

6. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL........................................... 9

7. PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES............................................................... 10

8. PROPOSTA FINAL................................................................................... 11

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................... 12

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................... 13

IINTRODUÇÃO

A vida cotidiana é composta por situações nas quais requerem de seus interlocutores, habilidades de negociações para se sobressaírem tomando as decisões certas e impondo seus objetivos.

O ideal em uma negociação seria envolver a outra parte no jogo com argumentos convincentes para resolver o problema em questão. Começando por identificar seus interesses, suas preocupações, necessidades e desejos. Em seguida, explorar diferentes opções que satisfaçam os interesses de ambas as partes.

Nosso objetivo com este trabalho é de se estudar uma situação de conflito entre duas frentes, se utilizando de técnicas de negociação e habilidades onde prevaleça uma negociação onde todas as partes envolvidas possam ser beneficiadas com as mudanças, chegando a um acordo satisfatório de forma eficiente. Para uma negociação, necessitamos entender os elementos que envolvem a outra parte, o que talvez possa levar o seu oponente a se recusar a cooperar. Se ele está acostumado a um jogo ganha-perde, se sentirá justificado em usar táticas agressivas. Nesse caso ele está simplesmente usando as técnicas convencionais de negociação que aprendeu ao longo de sua formação cognitiva. Mesmo sabendo da possibilidade de uma negociação cooperativa ele pode rejeitá-la por não ser capaz de se dispor a enxergar os benefícios, mesmo contrariando sua vontade. Para vencer o NÃO precisamos superar todas as barreiras à cooperação: emoções negativas do outro, hábitos de negociação e ceticismo. Não devemos fazer o mesmo jogo do oponente. Muito pelo contrário, devemos continuar buscando a colaboração e tentar convencer a outra parte das vantagens deste tipo de negociação. Em uma negociação não se deve improvisar a estratégia nem as táticas que serão utilizadas, elas devem estar definidas e convenientemente preparadas antes de sentar-se à mesa para discutir.

Ética e transparência são fatores importantes no processo de negociação, pois perduram ao longo do tempo e refletem os interesses de forma honesta e comprometida com a verdade.

3

O CONFLITO

A gravadora, após estudos e pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação decidiu construir sua nova sede nacional no interior do estado de São Paulo, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa. Considerado um bairro formado por classe média da cidade.

Os moradores, através da associação de moradores do bairro, ao saberem da notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido ao fluxo de pessoas que frequentará o local. A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, um porta-voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras para instalação ou não da empresa no bairro/cidade.

4

MAPEAMENTO DOS PERFIS

Associação de Moradores do Bairro:

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com