TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1º SEMESTRE

SAMUEL DE LORENZI RA 8738996798

DESAFIO PROFISSIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

PROFESSOR-TUTOR EAD LEONARDO TAKAMASA OTSUKA

CRICIÚMA-SC

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. PERFIL DOS OPONENTES 3

3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES 4

4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO 5

5. CULTURA ORGANIZACIONAL 6

6. PRÉVIO DAS NEGOCIAÇÕES 7

7. PROPOSTA FINAL 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

O tema proposto neste Desafio Profissional trata da negociação entre uma conceituada gravadora de música, que pretende se instalar num bairro de classe média, onde a maioria dos moradores é de terceira idade, e a Associação dos Moradores do bairro que solicitou, junto à Prefeitura da cidade, a interdição da instalação do empreendimento.

Esse trabalho poderá oferecer maiores esclarecimentos a empresários que queiram se estabelecer em cidades, bairros, tendo pleno conhecimento de que não poderão perturbar a ordem pública. Caberá aos órgãos competentes a análise e aprovação do projeto.

O acordo deverá ser viabilizado entre o líder da associação que a representará, devidamente, e o negociador da gravadora.

2. PERFIL DOS OPONENTES

O líder da Associação dos Moradores é o senhor Carlos Henrique, administrador que acredita que o bairro não necessita dos progressos advindos do empreendimento. Seu público é conservador e questionador, que preza pela tranquilidade, sendo que, na maioria são pessoas de terceira idade.

O negociador da Gravadora é Jorge Andrade, estrategista de negócios, com experiência em solucionar conflitos. Com a instalação da gravadora, pretende garantir melhorias na segurança e vias de acesso, ocasionando benefícios para todos.

3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES

Segundo o modelo de Jung, os estilos e características da Associação dos Moradores e da Gravadora, são descritos de acordo com a tabela abaixo:

GRAVADORA

ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO

CONFRONTADOR Todos sejam beneficiados, visando à melhoria na localidade. Comunicação e questionamentos entre as partes, com objetivo de chegar a um acordo.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO

RESTRITIVO A negociação deve ser evitada, pois o bairro não necessita deste empreendimento. Ameaça e medo de que a gravadora perturbe a Ordem Pública e que o transito fique intenso

4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO

Principais pontos a serem negociados.

Analisando a situação, tem-se um conflito entre o empreendimento a ser instalado em um bairro e a atitude contrária de seus moradores. De um lado a Gravadora que espera a liberação do empreendimento e instalação do mesmo, alegando o progresso, além de contribuir na melhoria e infraestrutura do bairro onde será instalada.

Do outro lado, a Associação dos Moradores, liderados por Carlos Henrique, tenta impedir a construção da Gravadora, alegando perturbação da Ordem Pública, segurança e trânsito intenso.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

OBJETIVOS ARGUMENTOS

Impedir a construção da Gravadora no bairro. Barulho, trânsito intenso e segurança.

GRAVADORA

OBJETIVOS ARGUMENTOS

Conseguir o mais rápido possível, a liberação para o início das obras da nova sede.

Sanar os problemas gerados dentro da Matriz da Gravadora, advindos das manifestações dos moradores que não querem a instalação do empreendimento. Não haverá perturbação, pois a Gravadora é revestida com materiais especiais que isolam o som no ambiente interno.

Melhorar a iluminação.

Viabilizar o acesso à empresa, que se instalará às margens da rodovia.

Segurança em horário diurno e noturno, para atendes as necessidades dos moradores.

5. CULTURA ORGANIZACIONAL

Os colaboradores já tem crescimento cultural satisfatório dentro da empresa de tal maneira que tem liberdade para opinarem ou decidirem sobre certas decisões.

Por apresentar plano de carreira e sucessão, aproveitando os melhores talentos, considera-se a organização da empresa.

Com a instalação da nova sede, haverá promoção e remanejamento dos funcionários que, além de atingir diretamente a vida pessoal, pode gerar mudança de moradia com suas famílias.

O clima visualizado para a nova empresa será de desafio e crescimento, que incentiva os novos colaboradores a observarem o desempenho dos novos funcionários e a descoberta de novas lideranças.

Se o projeto não for aprovado, o clima ficará tenso. Se os funcionários não alcançarem a promoção prevista, poderá decair o rendimento da empresa.

6. PRÉVIO DAS NEGOCIAÇÕES

Resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com