TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Quais as vantagens competitivas do empreendimento?

Vantagens competitivas estão necessariamente ligadas a diferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor. Isso pode ocorrer por meio de um custo menor de produção, de estruturas mais enxutas, de criatividade no processo de obtenção de produtos, que ao final levam a um produto ou serviço de menor custo e, consequentemente, de menor preço final. Neste caso o diferencial está sendo o menor custo. No entanto, a empresa pode deter um conhecimento de mercado muito superior à concorrência, o que lhe permite monitorar e controlar as tendências de mercado, antecipando-se aos competidores e sempre trazendo novidades que atendam aos anseios de seus consumidores, estabelecendo sua marca e fortalecendo sua presença na mente dos clientes. Uma empresa líder de mercado geralmente consegue determinar as prioridades de seus fornecedores e distribuidores, exercendo pressão sobre eles, impedindo que a concorrência tenha acesso às mesmas regalias. Nesses casos, os demais competidores tendem a ser mais criativos e inovadores que a líder, pois buscam alternativas para conquistar mais uma fatia do mercado.

Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

É importante que se faça uma criteriosa análise das reais possibilidades de retorno econômico do empreendimento, pois não adianta simplesmente ser líder de mercado se o retorno financeiro não compensar o esforço empreendido. Numa análise do retorno financeiro toma-se como referencia o mercado financeiro, onde atualmente podem-se obter retornos sem muitos riscos. Aí, a decisão de investir em negócios que proporcionam retornos menores fica prejudicada, o que não significa dizer que o mercado sob análise é decadente. Talvez o empreendedor tenha que rever a estrutura da empresa e seus custos, aperfeiçoar seus processos produtivos, as projeções de vendas, entre outros. Deve ser igualmente analisado o lucro final do empreendimento. Muitos negócios são criados em mercados de alta competitividade e até proporcionam receitas consideráveis no final do mês, o que geralmente não significa altos lucros.

Os conceitos de ponto de equilíbrio, fluxo de caixa positivo e prazo de retorno do investimento são as bases para a tomada de decisão quando se efetua uma análise de viabilidade de um empreendimento. Deve-se ainda considerar o montante de dinheiro necessário para se iniciar o negócio, ou seja, o investimento inicial. O fluxo de caixa positivo só ocorrerá quando a empresa retornar o investimento inicial e estiver andando com “as próprias pernas”, ou seja, quando a empresa puder evoluir sem a necessidade de reinvestimento externos maciços. A decisão de investir muito dinheiro em negócios que proporcionam pouco retorno e demoram alguns anos para recuperar o investimento inicial pode ser considerada uma decisão errada.

Para transformar a oportunidade detectada em negócio, qual estrutura será necessária?

Qual é o conhecimento, organização e independência do empreendedor?

Quanto maior o domínio de um empreendedor sobre um ramo de negócio, maior será sua chance de êxito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com