TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO: UNIDADE NORTE.

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

Formação Social, Econômica e Política do Brasil

Fund. Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social I

NOME: LUCINÉIA APARECIDA LOFRANO ALMICCI

RA: 8558904269

TUTORA EaD: DÉBORA GERALDI

BAURU

2014

SUMÁRIO

Passo 1...............................................................................................................3

Passo 2...............................................................................................................4

Passo 3................................................................................................................5

Referências..........................................................................................................6

PASSO 1

A década de 80 foi marcada historicamente pelos avanços e conquistas para o serviço social, em seu diferente campo de atuação.

Com varias manifestações pelo país, milhares de brasileiros queriam um trilhar diferente daquele que já vinha acontecendo com o apoio de alguns políticos, artistas e religiosos.

O Brasil saiu às ruas, e foi nessa mesma época que as manifestações, lutas, propostas e debates aconteciam para que não extinguisse o profissional do serviço social.

O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante.

O significado desse movimento para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano. Este resumo aborda a importância da reflexão sobre este Movimento que surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do País e a ruptura com o Conservadorismo (denominado Serviço Social “tradicional”), construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria, condizente com a realidade social.

Com o rompimento do tradicional orientou-se a ajuda dos éticos políticos, técnicos operativos, teóricos metodológicos da profissão. Nesse período de lutas ideológicas houve sem duvida a renovação do serviço social.

PASSO 2

Nos anos 2000, a conjuntura provoca novas disputas em torno da “questão social” e do papel a ser cumprido pelas políticas sociais. Assistimos à diversas formas de precarização da formação profissional, como parte do processo da educação brasileira. O número de cursos e de vagas para Serviço Social crescem exponencialmente. A capacidade de mobilização em torno de projetos coletivos se reduz. Com isso, surgem novos desafios na luta pela consolidação dos direitos da população usuária dos serviços prestados por assistentes sociais.

Esses elementos apontam para a necessidade de fortalecer o projeto ético-politico profissional, que vem sendo construído pela categoria há mais de três décadas. E entendemos que essa luta só é possível com o aprimoramento intelectual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com