TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Universitário: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Atualmente, uma das maiores preocupações do mundo empresarial diz respeito à sucessão em cargos de liderança. Tal preocupação ocorre devido a alguns desastrosos processos de sucessão empresarial, principalmente no caso de empresas familiares.

Empresas familiares têm como característica principal a presença do fundador. Este, sempre presente, é o responsável pela tomada de decisões. O problema é que boa parte dessas decisões são tomadas com base no emocional e intuitivo. Mesmo assim, há casos em que o espírito empreendedor do fundador faz com que a empresa cresça rapidamente.

Quando surge à necessidade de troca de comando, seja ela por aposentadoria do fundador, doença ou promoção do líder, a empresa entra em um processo de transição. Tal período pode ou não ser problemático, tudo depende da conscientização de que a mudança de gestão é inevitável e da forma como a sucessão é conduzida. Esse é um momento crítico, pois se o processo não for bem conduzido, a empresa pode ter de ser vendida ou até fechar.

Nas empresas familiares, a sucessão só é bem sucedida quando o fundador tem plena consciência de que seus filhos são diferentes dele e entre si. Assim, terão atitudes diferentes frente aos desafios e os resultados também não serão os mesmos. Agora, boa parte dos problemas decorrentes de uma sucessão deve-se ao fato de que não há um plano de sucessão, tampouco o desenvolvimento e a preparação dos sucessores.

Para que a sucessão de lideranças não seja traumática, nem traga prejuízos para a empresa, é necessário investir num programa de capacitação de sucessores. Contudo, o programa de capacitação só será eficaz se for planejado e se todos tiverem consciência de sua importância. Planejar a sucessão da empresa é garantir sua continuidade.

Através deste trabalho estudamos todos os ramos da empresa Indústria de Bebidas Pira. E com os dados informados, trouxemos uma proposta organizacional para os futuros gestores.

Levando em consideração que o proprietário Dr. Joao está se aposentando e passando a empresa para que seus filhos assumam as responsabilidades, já que estão na empresa há alguns anos e ambos têm conhecimento das dificuldades e sucessos da mesma.

DESENVOLVIMENTO

A Indústria de Bebidas Pira está passando por uma fase de mudanças e adaptações, tendo como foco, melhoramento contínuo oferecendo produtos e serviços de qualidade para todo Brasil. Com a saída do Dr. João da empresa cabe a nós colaborar com a organização e solução dos problemas identificados.

O Dr. João sempre conduziu a empresa, porém sentindo o peso da idade, decidiu em assembleia que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades para seus filhos Paulo e Iran. O que facilita para a organização da Indústria de Bebidas Pira, é que os irmãos Paulo e Iran trabalham juntos e desempenham funções gerenciais em todas as áreas da empresa. Numa empresa de grande porte como a Indústria de Bebidas Pira sem dúvidas alguma, tem-se que contratar novos gestores para administração e organização da empresa. Considerando que nenhum dos irmãos é formado e de que as mudanças são em curto prazo, isso tem que ser feito de imediatamente, pois não temos tempo para que um dos irmãos se forme profissionalmente para assumir a empresa.

Podemos designar essas atividades seguindo o perfil de cada gestor.

Segue tabela organizacional de funções:

ORGANOGRAMA

Com todo conhecimento que Paulo e Iran têm pela Indústria de Bebidas Pira, as áreas que terão que ser aprimoradas será principalmente a dos novos Gestores, pois os mesmos não conhecem as rotinas da empresa.

Para melhor administração e funcionamento da empresa, iremos contratar mais três gestores, sendo que pelo menos um deles, terá que ter curso superior para assumir o cargo máximo da empresa. O Dr. João sempre resolvia todo e qualquer problema ligado à empresa, seus filhos Paulo e Iran não tomavam nenhuma decisão importante sem antes o consultar. Mas, agora com a sua saída, temos que implantar uma nova administração e um novo sistema organizacional para o melhor funcionamento da mesma. Claro não fugindo das rotinas e metodologia anteriores a esta mudança.

Logo abaixo, vemos uma pequena lista com as principais características de um Diretor Geral. Levando em consideração que nenhum dos filhos do Dr. João tem todas as características para o novo Diretor Geral da empresa e, portanto optamos por contratar alguém qualificado para assumir tal função. Dentre outras funções, destinamos duas delas para Paulo e Iran. Paulo passará a tomar conta somente da Gerência Comercial, enquanto Iran assumirá apenas a Gerência Administrativa.

Gestor 1

Diretoria Geral

O Gestor 1 que irá assumir a Diretoria Geral da empresa, irá assegurar a obtenção dos resultados definidos nos planos operacionais e administrativos, em conformidade com a missão da empresa, seus princípios e filosofia de negócios, dentro das diretrizes estratégicas e operacionais estabelecidas, por meio da coordenação geral de todas as áreas da empresa.

Principais responsabilidades será de conduzir a elaboração e implementação dos planos estratégicos e operacionais, em todas as áreas da empresa, visando a assegurar o seu desenvolvimento, crescimento e continuidade.

Definir as políticas e objetivos específicos de cada área, coordenando a execução dos respectivos planos de ação, facilitando e integrando o trabalho das equipes, visando a otimizar os esforços para a consecução dos objetivos da empresa.

Identificar oportunidades, avaliar a viabilidade e fazer recomendações sobre novos investimentos ou desenvolvimento de novos negócios, visando a garantir um retorno adequado aos acionistas e resguardar a segurança dos ativos da empresa.

Gestor 2

Gerência Financeira

O principal papel do Gestor 2, é de cuidar da parte financeira da empresa, relativo à tesouraria, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas.

Manter contatos com a direção das empresas clientes para identificar oportunidades de ampliação ou melhoria nos produtos / serviços prestados ou solução de eventuais problemas contratuais ou operacionais, visando manter a satisfação do cliente e projetar uma imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com