TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Universitário: Desafio Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

• TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

• ECONOMIA

ALUNO (A): MARCOS AURÉLIO SANABRIA DA CONCEIÇÃO RA: 9367312343

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Teorias da Administração, Economia apresentado pelo acadêmico, Marcos Aurélio Sanabria da Conceição, junto à Supervisão do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera, como pré-requisito para obtenção de aprovação, sob a orientação do professor(a) Laurenice da Silva Ferreira.

CORUMBÁ-MS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................................1

DESAFIO............................................................................................................................2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR...................................................3

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS..............................................4

NATUREZA PROATIVA OU REATIVA......................................................................5

ORGANOGRAMA...........................................................................................................6

CONCLUSÃO...................................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS...............................................................................8

INTRODUÇÃO

Mudanças no cenário de mercados e de negócios, é cada vez mais importantes apresentar alternativas para o processo de sucessão, que se exige muita dedicação e conhecimento para poder se manter em mercados cada vez mais competitivos.

Em meio a esse cenário, as empresas familiares passam muitas das vezes, por sérios problemas para conseguir se manter em seus respectivos ramos de negócio, sendo muito importante destacar, a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade de vida da empresa.

DESAFIO PROFISSIONAL:

“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.

O Doutor João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superações. Chegou em São Paulo, vindo do Nordeste em 1956, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo.

Em 1965, o jovem João estava casado e com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo, o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. Hoje, a cachaça e o conhaque produzido pela Indústria de Bebida Pira, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil.

A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembléia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Os funcionários foram pegos de surpresa, pois o Dr. João sempre conduziu com sobriedade e carisma a equipe, e todos temem que a falta de qualificação profissional de Paulo e Iran reflita no desempenho da empresa. Até então, os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.

Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar. Embora o pai não tenha definido um prazo específico para a saída da empresa, os irmãos consideraram pertinente contratar um escritório de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a Indústria de Bebidas Pira.

O escritório de consultoria empresarial procurou traçar o perfil da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.

O seu Desafio Profissional é apresentar alternativa(s) para o processo de sucessão previsto para a Indústria de Bebidas Pira. Você deve imaginar que faz parte da equipe de consultoria contratada para realizar o diagnóstico gerencial da empresa e, a partir das competências e habilidades diagnosticadas de Paulo e Iran, apresentar um plano de sucessão diante de um cenário proativo ou reativo.

Passo 01

A empresa de consultoria procurou traçar o perfil dos sucessores do Dr. João Competências e habilidades ou deficiências inerentes ao perfil de Paulo e Iran. Considere o esquema abaixo como elemento norteador para o delineamento das competências essenciais:

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR PAULO IRAN

ASSUMIR RESPONSABILIDADES

90% 100%

CAPACIDADE DE GERENCIAMENTO 80% 100%

CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE

100% 100%

LIDERANÇA 80% 100%

CRIATIVIDADE 100% 100%

APRENDER NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIA 100% 100%

NEGOCIAR 100% 100%

CAPACIDADE DE TRANSFERIR ENSINAMENTOS 100% 100%

INOVAÇÃO 80% 90%

DEFINIR PRIORIDADES 100% 100%

GERENCIAR CONFLITOS 70% 90%

Legenda: (%) De 0 a 100 porcentagens de Paulo e Iran para todas as competências e Habilidades;

Passo 02

Competências e Habilidades Deficitárias de Paulo e Iran;

Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran

ASSUMIR RESPONSABILIDADES

X ---- Paulo apresenta dificuldades no momento de tomar decisões, assumir a frente das situações.

CAPACIDADE DE GERENCIAMENTO X — Paulo tem dificuldade em repassar informações para os colaboradores.

LIDERANÇA X ---- Paulo apresenta dificuldades em liderar certas decisões contrárias ao pai.

INOVAÇÃO X X Paulo e Iran mostram resistência tratando-se de inovar nas capacitações de colaboradores e da diretoria.

GERENCIAR CONFLITOS X X Paulo e Iran apresentam dificuldades em gerenciar conflitos entre funcionários, e entre empresa e fornecedores.

Conforme a tabela de competências e habilidades deficitárias deve - se trabalhar em cima dessas dificuldades de cada um deles, aprimorando seus conceitos e considerando suas qualidades, para transformar suas deficiências em competências, assim obtendo êxito no foco desejado.

Passo 03

Essa mudança será de natureza Proativa, para que o novo sucessor de Dr. João que será seu filho Iran, seja mais bem preparado pelo seu pai, para também que não haja mudanças bruscas nas tomadas de decisões, e que os colaboradores não sintam muitas mudanças nas decisões da fábrica.

Iran foi o escolhido devido as suas competências e habilidades para administrar a empresa, conforme vimos Iran apresenta um perfil de um gestor com características de liderança, controle, planejamento, organização, execução, responsabilidade e capacidade de gerenciamento, obtendo eficiência e eficácia para exercer este cargo na função de Diretor Geral.

Passo 04

Paulo exercerá a função de Gerente Financeiro, pois apresenta um ótimo grau em finanças, pelo desempenho e entendimento sobre Ciências Contábeis e cálculos matemáticos. Paulo é competente para assumir essa função e se dedicou a aprender com os erros e absorveu capacidades para trabalhar em equipe, capacidade de gerenciamento, planejamento, e tomou para si novos conceitos sobre tecnologias, e especializou-se na área de finanças.

Passo 05

Organograma da Indústria de Bebidas Pira;

Não será necessária a contratação de trabalhadores de fora da Indústria Pira, pois as Gerências já estão devidamente preenchidas, a gerência industrial permanece com Rodrigo Gomes que era supervisor industrial, e que se especializou e foi promovido, Dr. João continua fazendo parte da diretoria da indústria como gerente comercial passando seu conhecimento a outro funcionário que assumirá o cargo posteriormente.

A gerência Administrativa continua com Fernando Silva que já vinha exercendo um bom papel.

Conclusão

Conclui-se que o ambiente em uma empresa de grande ou de pequeno porte está cercado de paradigmas que se faz necessário uma boa estrutura psicológica e física para que haja uma ótima escolha de sucessões seja ela familiar ou hierárquica que se faça necessária dentro de uma empresa que necessita mudar o rumo da sua situação financeira ou pessoal, tendo que programar e liderar um processo de mudança organizacional.

Contudo eu aprendi que a sucessão de uma empresa familiar não é um simples fato de somente passar o comando, e sim de tomar decisões sábias e criteriosas, para não comprometer o futuro da empresa, podendo sim repassa-la a um familiar, mas que ele esteja preparado para dar seqüência ao sucesso da empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 5. Ed. – São Paulo: Manole, 2008.

______. Administração: Teoria, Processo e Prática. 4. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

WITTE, Aline; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; SILVEIRA, Amélia. Competências e Habilidades do Administrador: com a palavra os egressos. XVIII ENANGRAD, 2007.

...

Baixar como  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »