TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O trabalho seguinte irá tratar sobre sustentabilidade na construção civil, indicando para a empresa L&Construção, práticas sustentáveis para a conservação do meio ambiente e em suas atividades, que traga resultados e beneficie não só a empresa, mas a sociedade em geral.

2. DESENVOLVIMENTO

PASSO 1: Diagnóstico dos impactos da Construção Civil para o meio ambiente

Atualmente, a construção civil está a todo o vapor no país gerando cada vez mais empregos, porem, há sérios danos causados ao meio ambiente, um deles é devido aos resíduos descartados em locais que não sendo apropriados e acabam prejudicando o ambiente. Por exemplo: restos de cimentos e tijolos que são jogados no solo e prejudicam a natureza, ou até mesmo quando esses entulhos vão para nascentes e rios, e prejudicam as espécies que ali vivem e a nós mesmos.

Sem esquecer-se da quantidade de água utilizada que na maioria das vezes grande parte é desperdiçada, e na quantidade de energia elétrica utilizada com desperdício.

Apesar de estes problemas serem muito sérios, ainda há vários outros como esses.

Com o crescimento das cidades o meio ambiente vai se poluindo ainda mais, pois há a necessidade de crescimento, gerando mais construções, isso acaba agravando a situação em relação à poluição principalmente, pelo fato de gerar gases poluentes, que podem causar o efeito estufa.

Como pudemos ver e sabemos, a construção civil acarreta em vários fatores poluentes para nosso meio ambiente, enquanto houver crescimento, haverá poluição, o que esperamos, é que sejam criados novos métodos na construção civil, que não sejam tão agravantes ao meio ambiente e possam diminuir a taxa de poluição.

PASSO 2: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Econômica.

Título da Ação: Sustentabilidade Econômica

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Diminuir o consumo de Água. A. Reaproveitamento da água da chuva . Reduzir o desperdício de água potável ,criando sistemas de reaproveitamento da água da chuva .

B. Utilização de torneiras com acionamento automático. Gerar menos gastos a empresa de forma que todos os colaboradores se conscientizem a não desperdiçar água.

C. Palestras de conscientização. Alertar a todos sobre a finita fonte de recursos naturais ,que se não preservadas podem acabar ao longo dos anos .

2.Fontes renováveis de energia. A. Coletores Solares . Diminuir o gasto com energia elétrica.

B.Utilização de gás natural. Reduzir o consumo de energia elétrica .Um exemplo seria no uso de ar condicionado, auxiliando na conservação de energia elétrica .

C. Utilização de vidros com proteção solar. Permitir que o ambiente fique mais agradável, diminuindo a temperatura sem a utilização de ar condicionado e outros aparelhos .

A sustentabilidade econômica envolve o crescimento e o desenvolvimento da economia ,e baseia as políticas de desenvolvimento, e as ambientais onde compara os custos e os benefícios, com o cuidado que a análise econômica que fortaleça a proteção ambiental, aumentando a forma sustentável os níveis de bem estar .

PASSO 3: Propostas de ações voltadas a Sustentabilidade Ambiental.

Título da Ação: Sustentabilidade Ambiental

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Utilização

Sustentável de

Recursos Naturais A.Reciclagem . Preservar os recursos naturais .

B. Mais utilização de tijolos do que cimento nas paredes. Manter a temperatura interior estável, transmitindo menos calor e mais conforto térmico .

C. Em áreas molhadas, a utilização do cimento queimado e pinturas com tinta a base de cal. Diminuir a poluição do meio ambiente ,pois não envolverá a queima de madeiras e outros combustíveis em seu preparo .

2.Conservação do meio ambiente . A. Melhorar a performance térmica das construções. Espera-se reduzir os custos com ar condicionados e calefação, diminuindo a emissão de CO2.

B. Reduzir o impacto negativo das obras. Diminuição do barulho ,poeira e tarefas repetitivas .

C. Criação de reservatórios próprios para o descarte de resíduos. Diminuir a quantidade de resíduos que são descartados em lugar impróprio prejudicando o solo e a natureza.

A sustentabilidade ambiental consiste na regeneração do ambiente natural ,ou seja ,que tudo que for retirado do meio ambiente seja recuperado ,não prejudicando o mesmo .Relaciona-se na preservação de processos ecológicos que são essenciais para a sobrevivência e o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com