TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descontinuidade do tratamento nos caps

Por:   •  17/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO E SERVIÇO SOCIAL

Ihane Maria Ferreira Leite

Iohany Daniely Alves de Paula

Dependência química e relações familiares:

Visualizar a importância dada pelo o usuário de álcool e outras drogas a participação familiar em seu tratamento e recuperação.

Sousa

2015

1.  JUSTIFICATIVA

        O trabalho ora proposto, tem como tema: "Dependência química e relações familiares: visualizar a importância dada pelo o usuário de álcool e outras drogas a participação familiar em seu tratamento e recuperação.", o interesse por este tema surgiu a partir de uma inquietação em conhecer a importância e relevância da família dos usuários na busca e permanência no tratamento pelos mesmos.         Observamos que o uso de álcool e outras drogas tem-se inserido no contexto familiar cada vez mais cedo, tendo em vista que o primeiro contato de um adolescente com álcool acontece muitas vezes com o consentimento familiar, sem ser dado a devida importância a tamanha gravidade a esse início do consumo do álcool partindo daí para outras drogas.

        Como também uma das razões que nos levaram a aprofundarmos sobre esse tema é o impacto causados na família dos usuários, todo o equilíbrio que se é necessário ter para não desistir da recuperação tendo em vista que a família é a grande incentivadora para o tratamento. A família também é um tripé fundamental para a reinserção do usuário na sociedade, devido à grande discriminação ainda existente sobre dependentes químicos, mesmo que recuperados ou em tratamento constante, e esse preconceito não atinge só o usuário e sim todo o contexto familiar, tendo casos que esse preconceito parte da própria família.

        Diante disso, este trabalho tem enquanto relevância acadêmica e social, o

Intuito de transmitir a importância da família na recuperação do indivíduo, que vendo esse respaldo, busca uma melhoria no tratamento, como também a nível acadêmico esse estudo tem grande importância na graduação em Serviço Social, tendo em vista que a atuação profissional está intimamente ligada a problemática em questão, já que a mesma afeta diretamente nas relações sociais.

        Nesse contexto observa-se como o atual sistema econômico pode influenciar de maneira direta e indiretamente o indivíduo a aproximar-se das drogas sejam as licitas ou ilícitas, pode-se perceber que a problemática da drogadição afreta de maneira muito mais forte os indivíduos das classes mais desfavorecidas, como uma válvula de escape para as mazelas sócias aos quais estão inseridos. Na maioria dos casos o contexto familiar está desestruturado.

        Buscamos nesse projeto explanar que o apoio familiar é crucial na recuperação do indivíduo usuário de álcool e outras drogas, mesmo diante de um cenário de desigualdades sociais e falta de clinicas ou projetos de reabilitação do indivíduo podemos verificar a ausências de políticas públicas nesse setor, entretanto um estimulo maior para que o usuário continue o tratamento mesmo dadas as condições precárias continua sendo a família.

2.  PROBLEMA DE PESQUISA

        

        O acompanhamento e o apoio familiar é de forte relevância para se conseguir o êxito no tratamento de dependentes químicos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com