TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização no atendimento e tratamentos de pacientes que procuram o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO – UNICAMPO

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR

PROFESSOR RAFAEL DOS REIS BIAZIN

Acadêmica: Viviane Aparecida da Silva

HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO E TRATAMENTOS DE PACIENTES QUE PROCURAM O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS

No presente trabalho, será feita um paralelo entre a mesa redonda “Saúde mental em Foco” realizada no dia 10/06/2017, e a humanização no atendimento e tratamentos de pacientes que procuram o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Tomarei como referência o CAPS II de Campo Mourão que teve como palestrante e representante do serviço a Assistente Social Edilene Alves Costa.

Para dar início ao processo de humanização em qualquer instituição/serviço que preste atendimento á pessoas com um grau de sofrimento elevado, é necessário primeiramente preparar os profissionais que desenvolvem o trabalho dentro desses locais, para que os mesmos possam promover essa mudança nos atendimentos, mudança essa que deve iniciar-se pela formação de tais profissionais e serem aplicadas nos atendimentos diários.  

O CAPS II é o lugar de referência e tratamento e acolhimento de pessoas com transtornos mentais graves, severos e/ou persistentes advindos ou não de internação psiquiátrica, que apresentam um intenso sofrimento psíquico, que lhe impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. O Centro de Atenção Psicossocial trabalha com equipe multiprofissional e as atividades desenvolvidas neste serviço são bastante diversificadas, oferecendo atendimentos em grupos e individuais, oficinas terapêuticas, atividades físicas, atividades lúdicas, visitas domiciliares e até mesmo medicação (Injetável). Aqui a família é considerada como parte fundamental do tratamento, tendo atendimento específico (grupal e/ou individual) e livre acesso ao serviço, sempre que necessário (COSTA, 2017).

O maior desafio no CAPS é, por meio da integração de saberes, buscar desenvolver a autonomia dos pacientes de maneira humanizada, o trabalho em equipe é muito importante, pois nenhum trabalho se desenvolve sozinho. Sendo que a autonomia possui conceitos diversos de acordo com cada área profissional. (COSTA, 2017).

O objetivo do Serviço é atender pacientes e familiares de acordo com suas necessidades e demandas, buscando desenvolver a autonomia e integração dos mesmos no ambiente social concreto. Buscando também desconstruir a ideia de que a pessoa com transtorno mental deve viver a margem da sociedade, esse preconceito faz então que os pacientes acabem se escondendo para não causar transtornos junto à sociedade. (COSTA, 2017).

No CAPS A ideia de humanização está relacionada diretamente com a de desinstitucionalização na medida em que esta pressupõe o rompimento com a cultura da hospitalização psiquiátrica e manicomial, da lógica e da dinâmica que regem as rotinas dos serviços de atenção e as relações entre profissionais, usuários e familiares. Dessa forma, humanizar não se restringe somente ao aumento de unidades prestadoras de serviço nem à melhoria das condições dos locais onde os usuários são atendidos, mas na forma em que esses usuários são atendidos e transformar esses locais em lugares acolhedores e subjetivantes, onde se combate a homogeneidade o anonimato e a invisibilidade do usuário, lugar de cuidado e de construção coletiva de projetos de vida, lugar onde essas pessoas possam e sejam sujeitos sociais singulares. (DIMENSTEIN, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com