TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico Aula Tema 1

Dissertações: Desenvolvimento Economico Aula Tema 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 4

A ____________ gerou uma relação de dominação e dependência entre as ____________ e suas ____________, situação que se reproduz hoje em dia entre países ____________ (antigas metrópoles exploradoras) e países ____________ (colônias que foram exploradas). Portanto, desenvolvimento e subdesenvolvimento são frutos da história, originados pelas relações desiguais entre países e entre classes sociais.

Completam corretamente as lacunas as palavras da alternativa:

Escolher uma resposta.

a. livre concorrência; colônias; metrópoles; capitalistas; socialistas.

b. exploração colonial; metrópoles; colônias; desenvolvidos; subdesenvolvidos.

c. livre concorrência; massas; representantes; pobres; ricos.

d. exploração colonial; metrópoles; colônias; subdesenvolvidos; desenvolvidos.

e. sociedade capitalista; pessoas; classes; socialistas; capitalistas.

Question 2

Notas: 1

(ENEM, 2000) Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatório do Desenvolvimento Humano, do qual foi extraído o trecho a seguir.

[…] Nos últimos anos da década de 1990, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres – que era de 30 para 1, em 1960 – passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.

De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:

Escolher uma resposta.

a. Crescente concentração de renda, recursos e riqueza.

b. Distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.

c. Diminuição da disparidade entre as nações.

d. Diminuição da marginalização de países pobres.

e. Inclusão progressiva de países no sistema produtivo.

Question 3

Notas: 1

(PUCCAMP-1997 – adaptado) “[...] Somos países potencialmente ricos e temos possibilidades de uma vida digna. Mas o único potencial que nos dão direito de desenvolver é o do subdesenvolvimento." Adolfo P. Esquivel (argentino), Prêmio Nobel da Paz de 1980.

Da leitura do texto é possível concluir que o autor:

Escolher uma resposta.

a. É determinista ao considerar que os países subdesenvolvidos não têm condições de atingir o desenvolvimento econômico.

b. Refere-se a uma situação anterior à globalização, sendo que, hoje, os países subdesenvolvidos já têm autonomia para buscar seu próprio desenvolvimento.

c. Refere-se a uma realidade particular dos países da América Latina e, portanto, não há como generalizar o conteúdo do texto para outras áreas do mundo.

d. Sugere que a situação de pobreza dos países subdesenvolvidos depende do desenvolvimento de técnicas para explorar as riquezas nacionais.

e. Sugere que a situação de subdesenvolvimento tem origens externas, geralmente associadas à dependência econômica e tecnológica.

Question 4

Notas: 1

(Alesp - Agente Técnico Legislativo - FCC - Fundação Carlos Chagas – 2010) Em outubro de 2009 foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dele consta a classificação de 182 países e territórios, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os países são classificados em valores médios entre 0 e 1. O Brasil obteve o índice de 0,813, ficando na 75ª colocação.

O IDH é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com