TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Socioeconomico

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Desenvolvimento Socioeconomico

Curso: Gestão Publica

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Um dos resultados do baixo crescimento econômico é o desemprego. Vários pensadores se debruçaram sobre está temática tentando entender quais variáveis econômicas interferem na questão do emprego.  

Nesse sentido, vamos pesquisar.

Para desenvolver a atividade você pode pesquisar em livros, sites e revistas especializadas, lembrando de sempre citar a fonte.

Sites recomendados:

http://www.brasil-economia-governo.org.br/2017/07/11/como-a-reforma-trabalhista-pode-reduzir-o-desemprego-e-aumentar-os-salarios/

www.dieese.org.br

http://csbh.fpabramo.org.br/uploads/Brasil_desempregado.pdf

  1. Conceitue desemprego, citando a fonte pesquisada (3,0 pontos)

Desemprego, o conceito deste termo faz alusão ao estado de falta de trabalho, estado em que encontrasse um indivíduo em idade produtiva, involuntariamente.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, define de forma especifica, conceituando o desemprego como; pessoas que não estão trabalhando, pessoas que estão disponíveis para trabalhar.

O dicionário Caldas Aulete traz o conceito de desemprego definido por: Falta em emprego, representado pela situação em que parte da força produtiva não consegue emprego e se encontra em ociosidade ou em trabalhos irregulares.

Unindo alguns conceitos, podemos definir de forma direta e objetiva desemprego como: falta de trabalho regular de forma involuntária.

  1. Cite e comente os principais tipos de desemprego. Fazendo uma relação entre os tipos de desemprego, responda qual deles é mais evidenciado no Brasil. Justifique sua resposta. (3,5 pontos)

Tipos de desemprego:

  1. Desemprego Friccional (desemprego natural), digamos que este seria um tipo de desemprego provisório ou temporário, que geralmente ocorre entre uma troca de ocupação.
  2. Desemprego Estrutural, este tipo de desemprego geralmente ocorre devido as mudanças estruturais econômicas, que podem ser ocasionados por uma necessidade de restruturação nos meios de produção gerado pela mudança nos meios de consumo, aliado a ineficiência de políticas macroeconômicas que resultam na estagnação da economia.
  3.  Desemprego Sazonal, este tipo de desemprego é devido a alguns tipos de atividades econômicas serem realizadas em determinados períodos do ano, como por exemplo na agricultura e no turismo.
  4. Desemprego Ciclico (involuntário ou conjuntural), este tipo de desemprego geralmente é causado por crises econômicas, onde as demandas de produção diminuem e as empresas são obrigadas a dispensar parte de sua mão de obra produtiva para cortarem despesas.

Bem para entendermos melhor, vamos relaciona entre si os diferentes tipos de desemprego, o desemprego friccional e sazonal não são considerados preocupantes, pois um trata-se de uma opção voluntária e provisória o outro seria em função de determinadas atividades serem realizadas em determinados períodos do ano, não sendo algo imprevisível e involuntário, como por exemplo no caso dos desempregos cíclicos e estruturais. Estes dois últimos são realmente preocupantes, pois advêm de crises econômicas seja ela gerada por falta de uma politica macroeconômica ou pela mudança de consumo, onde se quer a mão de obra produtiva tem direito de escolha, pois o resultado (desemprego) lhes é imposto; nesta situação as empresas necessitam cortar despesas ou precisam substituir parte de sua mão de obra por maquinas para se tornarem competitivas, como forma de sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (330 Kb)   docx (88.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com