TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁFRICA DO SUL Desenvolvimento Socioeconômico

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CAMPUS MAGALHÃES TEIXEIRA – SWIFT

ÁFRICA DO SUL

Desenvolvimento Socioeconômico

Luciane Lima Santana RA: B589FC-4
Marcella Tayna Cunha RA: B7741B-5

Felipe de Oliveira José RA: T123JH-3

CAMPINAS – SP
2016

História da África do Sul

Quando as eleições de 1994 foram realizadas, nascia, naquele momento, uma nova África do Sul. Nelson Mandela, líder negro sul-africano que ficou preso por 27 anos ficou devido ao ideal de acabar com o apartheid, venceu a eleição. Três séculos de soberania dos brancos sobre a maioria negra da população finalmente chegavam ao fim.
Esse novo começo para o país chamado de “Rainbow Nation” - ou, como diz o Arcebispo Desmond Tutu, primeiro arcebispo negro sul-africano, “Rainbow Children of God” - significava, pela primeira vez, que todas as pessoas da África do Sul, independentemente da cor, credo ou sexo, eram iguais. Em 1997, uma constituição inédita garantiu ao povo esses direitos.
Os 300 anos de história sul-africana que precederam essa dramática reviravolta em direção à liberdade e à democracia explicam como tudo deu tão errado em um período de tempo tão longo. Colonizadores europeus brancos de três países lutaram entre si pelo direito de controlar um território vasto que, na opinião de cada um, pertencia a eles. Na mesma época, tribos negras fizeram o mesmo. E os colonizadores ainda travaram batalhas com as tribos que atravessam seu caminho. Foi nessa época que minas de ouro e diamante foram descobertas. Os negros foram trabalhar nas minas, enquanto os brancos ficavam mais ricos.
Para que a história não pareça confusa, é necessário que se fale sobre o papel social e político da África do Sul na História Antiga do mundo.

Economia

A África do Sul foi durante muito tempo associada ao regime do Aparthei (separação entre brancos e negros). Com o fim do Apartheid em 1994 e através da eleição democrática do primeiro presidente negro do país, Sr. Nelson Mandela, o país libertou-se das sanções econômicas da ONU e alavancou o turismo como parte importante da economia.

Um conjunto associado de beleza exótica e boa infraestrutura de estradas e acomodações, fizeram do país um dos principais destinos do continente africano.

A África do Sul possui a economia mais desenvolvida do continente africano. Sozinha, representa cerca de 25% do PIB do continente uma economia de mercado que nos últimos anos tem recebido um grande volume de investimentos de capitais internacionais.

A realização da Copa do Mundo em 2010 na África do Sul também colaborou para o crescimento econômico do país, principalmente nos setores de construção e infraestrutura. O país é o 38º no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

Agropecuários: O Clima temperado da África ajuda na produção de muitos alimentos como: milho, trigo, açúcar, frutas, legumes, carne, aves, carne, aves, carne de carneiro, lã, laticínios.

Mineração: A produção de minérios (diamante e ouro) representa 45% do continente.

Principais commodities: Possui importantes jazidas de ouro, cromo e platina garantindo a maior produção mundial, titânio.

Indústria: As importantes jazidas minerais, especialmente de carvão mineral, ferro e manganês, permitiram à África do Sul desenvolver uma importante base industrial com destaque para as siderurgias, metalurgias e consequentemente de bens de consumo.

A atividade industrial apresenta-se diversificada, abrangendo indústrias de bens de consumo tais como, têxtil, vestuário, alimentícia, automobilística etc, de bens de produção como máquinas e equipamentos, químicas, siderúrgicas, eletricidade, naval entre outras.

Apesar da África do Sul até o final do século XX, ser conhecida como o país da Apartheid, sob o ponto de vista econômico é o país mais desenvolvido do continente.

Produz um PIB de cerca de US$-126 bilhões, o que representa quase 20% do total africano. Do seu PIB, cerca de 2,4% é produzido pela agropecuária, 30,3% pela indústria e 67,4% pelo setor comercial e de prestação de serviços.

Principais parceiros econômicos: (Exportação) Alemanha, china, E.U.A, Arábia saudita e Japão.

Análises Gráficas

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Escala do gráfico: 1980, 1990, 2000, 2005, 2006 e assim por diante até 2012


Características

Porque podemos visualizar um índice de Desenvolvimento humano de educação na África do Sul bem elevado ao resto do mundo e ao mesmo tempo outros índices traçam uma linha bem abaixo dos demais.

Importante destacar que o investimento foi direcionado pra que esse índice fosse alcançado:

Mais investimento em educação que a Coreia em 2009 e Japão em 2010.

No último ano fiscal (2012), a África do Sul direcionou cerca de 7% do seu Produto Interno Bruto (PIB) ao setor, o que corresponde a um investimento de aproximadamente 20% de todo seu gasto público (ou cerca de US$ 2,2 bilhões). Fonte: IG 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com