TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto no Desemprego no Desenvolvimento socioeconômico

Por:   •  13/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 6

OBJECTIVOS DA PESQUISA

Geral:

  • Analisar o desemprego, destacando as causas, características e os seus impactos na economia e na sociedade;

Específico:

  • Analisar o tipo de desemprego e aplicação das políticas de redução do desemprego nos países em via de desenvolvimento, caso concreto de Moçambique;
  • Analisar de forma cronológica as causas do desemprego em Moçambique.

METODOLOGIA DE PESQUISA

Tendo em cota os objectivos acima mencionados o presente trabalho foi realizado com base no método qualitativo, concretamente a pesquisa bibliográfica a livros e artigos científicos pois permite o cruzamento entre varias obras que tem relação com o tema em causa, permitindo o enriquecimento do trabalho em elaboração.

INTRODUÇÃO

O termo emprego e desemprego fazem parte do quotidiano de todos, mesmo daqueles que ainda não se encontram na população economicamente activa. Os alunos das escolas secundárias e institutos técnicos profissionais tem grandes expectativas com relação ao mercado de emprego que enfrentarão em breve, esses factores aumentam a importância de discutir este tema e as questões relacionadas aos conceitos (emprego e desemprego).

O presente trabalho aborda factos relacionados com o desemprego e seu impacto socioeconómico, pelo que apresenta alguns conceitos básicos, os tipos de desemprego, as causas deste numa perspectiva de evolução histórica em Moçambique (estas divididas em três períodos de analise), as consequências do desemprego, as estratégias do governo para redução do desemprego, os desafios do governo no que diz respeito as estratégias de redução do desemprego e por fim os impactos do desemprego na sociedade e na economia.

        

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS

Emprego: é uma função, cargo ou ocupação remunerada.

Desemprego: a organização internacional do trabalho (OIT) define desemprego como a condição em que conjunto de pessoas acima de uma determinada idade estão sem trabalho, que actualmente disponíveis para trabalhar e estão procurando trabalho durante um determinado período. Ainda pode-se definir desemprego como uma situação de ociosidade involuntária

TIPOS DE DESEMPREGO

O desemprego possui vários tipos, das quais destacam-se as seguintes:

Desemprego friccional: ocorre quando uma economia se encontra em pleno emprego dos seus recursos, incluindo trabalho (L). Este tipo de desemprego é consequência do tempo que leva para combinar trabalhadores e empregadores devido a diferentes preferências e capacidades dos empregadores, enquanto empregadores exigem diferentes atributos; o fluxo de informação imperfeita sobre os candidatos e postos de trabalho; a mobilidade geográfica dos trabalhadores que não é instantânea. Os desempregados friccionais são também considerados voluntários.

Desemprego estrutural: este por sua vez, ocorre quando há um desequilíbrio entre a oferta e procura de trabalhadores. Este desequilíbrio ocorre devido a rigidez salarial, que é a impossibilidade do salário se ajustar ate que a oferta de trabalho iguale a procura por trabalho. O desemprego neste caso é involuntário.

O DESEMPREGO EM MOÇAMBIQUE

Causas do desemprego em Moçambique numa perspectiva de evolução histórica

As causas na perspectiva de evolução dividem-se em 3 períodos, período colonial; Período da independência ate 1986 e; Período da introdução do programa de reabilitação económica (PRE) ate 2007:

  1. O período colonial

O Período estava orientado para os interesses coloniais subordinados as directrizes do nacionalismo económico de Salazar, iniciado em 1930. Para tal, o estado colonial organizou o mercado de trabalho e o recrutamento da seguinte forma:

  • Procedendo ao recrutamento forçado, chibalo, para contribuir com o trabalho braçal, praticamente a custos ínfimos na: Administração colonial, Portos, caminhos-de-ferro e Industrias;
  • Organizando as reservas da forca de trabalho [do paralelo 22 (sul do rio save) que era reservada para o recrutamento para as minas da África do sul e a situada ao norte do paralelo, para as plantações].

Assim, neste período, a analise do desemprego resume -se em:

  • A definição do emprego, Desemprego e sob emprego é difícil de aplicar, pois o emprego existente era forçado, não dependia do livre arbitro do trabalhador ou não;  
  • As características do mercado do trabalho existentes apenas reflectem a situação das zonas urbanas, onde residi a 4% da população total representando a minoria e dando uma imagem falsa de trabalho;
  • Descriminação Racial a população nativa, vedando o acesso ao ensino o que acusou um nível baixo de qualificação de mão-de-obra;
  • O Chibalo gerou uma forca de trabalho não organizada e não competitiva, sem poder de negociação para se opor colectivamente ao capital e sem estímulo para aumentar a produtividade.

  1. O período pós independência (1975-1986)

O país herdou uma economia capitalista virada para satisfazer as necessidades externas, uma forca de trabalho indiferenciada e pouco qualificada.

  • No Terceiro congresso da frelimo em Fevereiro de 1977 foi introduzido a mecanização acelerada para o aumento rápido da produção no sector estatal, mas ao aumentar substancialmente a produtividade do factor trabalho, a mecanização substituiu trabalhadores em algumas fases do processo do trabalho e dado que 90% do investimento realizado na agricultura foi para a mecanização não foi possível estabilizar a forca do trabalho contribuindo para a redução das oportunidades do emprego.
  • O boicote generalizado a Moçambique efectuado pela África de sul, através da redução do número de mineiros contratados, aumentou o numero dos desempregados na região sul.

Em 1980 a câmara de minas de África de sul reduziu para 30% o recrutamento da mão-de-obra para as minas.

  • Os efeitos da guerra: Degradação do crescimento do nível do emprego e da actividade económica, levou aqui ate aos anos 80, aproximadamente 4 milhões de pessoas abandonassem as zonas rurais contribuindo para a paralisação da grandes empresas agrícolas e aumento do êxodo rural, onde na cidade, essas pessoas ficavam remetidas ao desemprego ou ao trabalho no sector informal.

  1. Do período do programa de reabilitação económica ate 2007

O PRE foi adoptado pelo governo em 1987 e condicionado pelas politicas do banco mundial e do fundo monetário internacional (FMI), marcando o inicio da transacção entre o socialismo e a economia de mercado em Moçambique.

O que se pretendia era recuperar a indústria transformadora, os níveis de produção e exportação de 1981, alterar o ambiente para o desenvolvimento industrial liberalizando-o e privatizando algumas empresas e estabelecimentos, para além da liberalização de preços de forma a lançar as bases para um desenvolvimento equilibrado e competitivo da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com