TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Sociologia

Ensaio: Determinação de Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Ensaio  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

1) – Por que surgiu a sociologia no século XIX?

Por que somente no século XIX, que surgiram as condições que demandaram um estudo mais detalhado da sociedade. As transformações no mundo do trabalho e da organização social provocadas pelas revoluções industrial e francesa contribuíram bastante para a construção do mundo moderno e da maior complexidade das relações sociais, que passam a carecer de maiores estudos.

2) – Como poderíamos definir sociologia, tendo como base o comportamento e os grupos sociais?

Sociologia é o estudo do comportamento dos grupos sociais. A sociologia estuda as várias formas de pensamentos do ser humano em função do grupo social em que vive, e das circunstâncias de sua época. É uma análise de vida onde se busca conhecer e entender como o ser humano busca se sociabilizar com as pessoas ao seu redor. Outras disciplinas até podem estudar aspectos sociais do homem, porém nenhuma delas apresentam fatos peculiares e próprios que englobam o fato social ao todo.

3) – E a definição da sociologia tendo como base a sociedade poderia ser feita de que modo?

A sociedade está se interagindo de tal forma que hoje, nos grandes centros, existem espaços de sociabilidade, onde as pessoas de diversas faixas etárias e objetivos distintos se encontram para se conhecer e estabelecer relações sociais. Um exemplo disso é a internet: os usuários se conhecem e começam a se relacionar virtualmente, onde participam de grupos de interesses específicos. Esse novo campo da tecnologia substitui, em muitas situações, os tradicionais pontos de encontro (praças, parques, shoppings). Se os internautas quiserem se conhecer pessoalmente terão necessidade de um lugar seguro para um contato inicial, que é a internet.

Neste contexto, podemos explicar que a sociedade está se voltando para as novas tecnologias, optando por encontros virtuais devido ao aumento da violência.

4) – Qual o conceito essencial de todas as definições do que é sociologia e o seu objeto de estudo?

Em resumo, podemos definir inicialmente sociologia como o estudo sistemático do comportamento social, dos grupos e das organizações humanas. Preocupa-se, particularmente, em explicar como as atitudes e os comportamentos das pessoas são influenciados pela sociedade mais geral e pelos diferentes grupos humanos em particular, e, numa perspectiva mais ampla, qual é a dinâmica social que mantém as sociedades estáveis ou provoca a mudança social.

5) – O que é a imaginação sociológica?

Tipo incomum de pensamento criativo, que consegue estabelecer relações entre um indivíduo e a sociedade mais ampla. Um elemento fundamental para se obter a imaginação sociológica é desenvolver a habilidade para ver a sua própria sociedade (ou o seu grupo social) como um estranho o faria, assim procurando diminuir a sua própria influência (carregada de valores culturais obtidos ao logo de sua vida). Nas palavras do sociólogo norte-americano Charles Wright Mills, “Ter consciência da idéia da estrutura social e utilizá-la com sensibilidade é ser capaz de identificar as ligações entre uma grande variedade de ambientes de pequena escala. Ser capaz disso é possuir a imaginação sociológica”.

6) – O que e visão sistêmica?

É identificar as ligações dos fenômenos particulares, de um ponto de vista microssociológico, ao sistema social como um todo. Em suma, estabelecer ligações entre as ações sociais e o sistema de relações sociais que forma a sociedade mais geral. Um exemplo de visão sistêmica é o professor em sala de aula compreender que o seu papel não se esgota na relação professor-aluno, e sim está inserido num contexto mais amplo, em que um número indeterminado de relações semelhantes formam um sistema de relação que integra o sistema educacional, este, por sua vez, apresenta seu conjunto de interação integrado ao sistema de relações que formam a sociedade brasileira. O professor que não tem visão sistêmica considera que o seu papel se esgota na sala de aula; aquele que possui tal visão compreende que as relações que estabelece com os alunos no ambiente escolar fazem parte de um todo complexo de relações que integram uma sociedade, a qual apresenta determinados valores sustentados pelo conjunto de relações existentes, das quais as que estabelece se integram no todo como uma de suas partes construtivas.

7) – O que e um sistema? E um subsistema? Exemplifique.

Sistema:

Um conjunto de elementos interligados que sofrem influência recíproca. Há uma interdependência entre as partes de um sistema, de tal modo que a alteração em uma das suas partes provoca efeitos nas outras, podendo modificar todo o conjunto. Compreendido desse modo, as sociedades humanas formam um sistema social, no qual o conjunto de relações entre as pessoas formam um todo, cujas partes apresentam uma independência recíproca e qualquer alteração provocará algum tipo de modificação no todo, que num primeiro momento pode ser até imperceptível.

Subsistema:

Podemos exemplificar subsistema sendo como partes de uma sociedade formando assim um sistema. Exemplos de subsistema podemos citar os econômicos, os políticos, os religiosos, os educadores e os turísticos e ainda assim podemos dividir estes subsistema em outros subsistemas para facilitar sua compreensão.

8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com