TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dezoito E Vinte

Artigo: Dezoito E Vinte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 3

ETICA E LESGISLAÇÃO PROFISSIONAL

NOME:____________________________________________________ TURMA: ______________

EXERCICIO

1 – Qual o principal objetivo do código de Ética?

Os principais objetivos de um código de ética:

• Especificar os princípios de certa instituição e/ou profissão diante da sociedade;

• Documentar os direitos e deveres do profissional;

• Dar os limites das relações que o profissional deve ter com colegas e clientes/pacientes;

• Explicar a importância de manter o sigilo profissional (essencial em muitos casos);

• Defender o respeito aos direitos humanos nas pesquisas científicas e na relação cotidiana;

• Delimitar e especificar o uso de publicidade em cada área;

• Falar sobre a remuneração e os direitos trabalhistas.

2- Cite dois princípios éticos aplicáveis à profissão do Contador.

• I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais; (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010).

• II – guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.

3- Discussão:

Aírton Trabalha na indústria de refrigeradores FREEZO há 14 anos. Ele é o gerente de compras, na atual função há dez anos. O salário de Aírton é de $ 4.000,00. A direção da empresa está satisfeita com ele, já que nenhum setor da fábrica tem reclamado da falta de peças. Tal presteza no fornecimento é o resultado de uma política de aproximação com os fornecedores, “á moda japonesa”: ele mantém uma amizade pessoal com todos eles, costumando até adquirir peças para estoque, quando aqueles estão com dificuldades para estoque, quando aqueles estão com dificuldades para faturar. No Natal de 2008, Aírton recebeu duas passagens aéreas para Paris, ida e volta, em voos em primeira classe. Elas foram presente de Rose, gerente de vendas da LINATE, indústria de peças para refrigeradores, a principal fornecedora da FREEZO. As passagens foram brindadas para que ele e esposa descansassem do ano fatigante que terminava. De pronto, Aírton foi até seu diretor de compras. Salientou que estava indeciso sobre a utilização ou não da passagem, tendo em vista ser ela presente de um fornecedor. Achava ele que, se aceitasse, estaria sendo antiético com a empresa. Embora parabenizasse Aírton pela atenção em comunicar- lhe o fato, o diretor não sabe o que opinar, pois seu gerente de compras é, para ele, de absoluta confiança, além do que não quer imiscuir-se em sua vida pessoal. A opinião do diretor torna-se mais difícil à medida que a FREEZO não tem um Código de ética. Como agir no caso?

a) – A Direção da FREEZO, esta correta em manter um Gerente de compra dez anos no cargo? Qual sua opinião?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

b) - Costumando até adquirir peças para estoques quando aqueles (os fornecedores)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com