TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças econômicas e sociais entre países ricos e pobres

Pesquisas Acadêmicas: Diferenças econômicas e sociais entre países ricos e pobres. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.593 Palavras (19 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 19

Anelídeos

- POLIQUETOS: São os anelídeos que possuem o corpo com muitas cerdas ( poli=muito, queto=cerdas). As cerdas localizam-se em projeções do corpo chamadas parapopódios.

Como podemos ver na imagem os POLIQUETOS tem muitas CERDAS em volta de seu corpo. O que mostramos é o POLIQUETO DE ESCAMA, também existe o PALOLO entre outros.

Além desse existem vários outros. Como o nome já diz Poliqueto significa muitas cerdas.

- OLIGOQUETOS

O exemplo mais conhecido é a minhoca. Há minhocas com centímetros de tamanho e outras com um a dois metros de comprimento como o minhocoçu. Alimentam-se principalmnte de restos vegetais, ingeridos com grandes quantidades de terra.

O nome oligoqueto significa poucas cerdas (oligo = pouco; queto = cerdas).

Os OLIGOQUETOS são as famosas minhocas.

Como o nome já diz LIGOQUETOS significa poucas cerdas.

Sumário

Resumo 3

Introdução 4

Desenvolvimento 5

Conclusão 13

Referências Bibliográficas 16

RESUMO

O desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou estados-nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico. Uma vez iniciado, o desenvolvimento econômico tende a ser relativamente automático ou autossustentado na medida em que no sistema capitalista os mecanismos de mercado envolvem incentivos para o continuado aumento do estoque de capital e de conhecimentos técnicos. Isto não significa, porém, que as taxas de desenvolvimento serão iguais para todos: pelo contrário, variarão substancialmente dependendo da capacidade das nações de utilizarem seus respectivos estados e sua principal instituição econômica, o mercado, para promover o desenvolvimento. No longo prazo dificilmente regride, porque a acumulação de capital em uma economia tecnologicamente dinâmica e competitiva, como é a capitalista, passa a ser uma condição de sobrevivência das empresas, mas as taxas de crescimento econômico são tão díspares que fica claro que a sorte econômica dos estados- nação está longe de estar assegurada, e que a decadência relativa é sempre uma possibilidade.

O presente trabalho tem a finalidade de nos mostrar o motivo do qual existem nações tão pobres e outras tão ricas. Em pleno século XXI esta questão ainda não foi solucionada e o fato mais preocupante é que mais de dois terços da população mundial vive em condições de extrema pobreza. As estatísticas nos mostram a verdadeira realidade das diferenças econômicas e sociais entre países ricos e países pobres. As divergências de expectativa de vida e PIB entre os países são o grande realce disso.

Também vamos entender um pouco mais sobre os BRICs, quem são, e o futuro deles na economia mundial.

INTRODUÇÃO

Saber diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico é importante, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas.

Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.

Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.

DESENVOLVIMENTO

Conceitos do PIB por habitante, o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o IDH

O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico.

A medição foi aplicada no mundo e, consequentemente, no Brasil em 1948, ficando em seguida sob a responsabilidade do Fundo Monetário Internacional (FMI) – que tratou de espalhar seus conceitos às nações. No Brasil, a responsabilidade pelo cálculo já esteve a cargo da Faculdade Getúlio Vargas até 1990. Em seguida, o IBGE passou a fazer a medição O método foi criado pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991). Ele formulou os princípios do cálculo na década de 1940. Stone foi imediatamente reconhecido, como fica claro pela adoção quase instantânea de seu método em quase todo o mundo.

O PIB nominal é valor calculado levando-se em conta os preços do ano corrente: ou seja, se houver inflação no período, ela será contabilizada no resultado final. Já o PIB real é medido como preço fixado no ano anterior, tirando-se desse cálculo o efeito da inflação.

Para se chegar à renda per capita de uma região, basta dividir o valor PIB pelo número de habitantes dessa área em estudo. No caso do Brasil, teríamos o seguinte: PIB (2, 889 trilhões de reais*) / 190 milhões de habitantes** = 15.205 reais / habitante, Isso significa que, em um ano, cada brasileiro seria responsável em média pela produção de riquezas correspondentes a 15.205 reais.

PIB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com