TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades na criação de uma nova teoria para a administração de cientistas

Tese: Dificuldades na criação de uma nova teoria para a administração de cientistas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

REVISÃO

1. Quais as dificuldades no estabelecimento de uma nova teoria para os estudiosos de administração?

As dificuldades se encontram no fato é que os estudiosos de administração e os que a praticam costumam fracassar ao tentar entender a essência do processo de criação do conhecimento.

2. Conceitue a criação do conhecimento conforme NONAKA e TOYAMA (2002)

Conceitualizamos a criação do conhecimento como um processo dialético no qual várias contradições são sintetizadas através das interações dinâmicas entre os indivíduos, a organização e o ambiente.

3. Discorra: Atualmente as empresas estão enfrentando várias contradições...

Elas têm de competir no mercado global e ainda adaptar-se aos mercados locais. Oferecer produtos diferenciados para satisfazer as necessidades diversificadas dos clientes e também vencer a concorrência de preços. Mas construir o conhecimento tácito, que se torna a base da competitividade a longo prazo, leva tempo e recurso. As empresas, no entanto, estão competindo em um mundo onde a velocidade e a eficiência são as chaves para a vitória.

4. Em que é baseada a teoria organizacional tradicional?

Na visão da organização como uma máquina de processamento da informação, que toma o processo da informação do ambiente para solucionar os problemas e se adapta ao ambiente com base em uma determinada meta.

5. O que você entende sobre reexaminar o papel da estratégia?

Entende-se que soluciona as contradições entre organização e seu ambiente. Tipicamente representado pela sua estrutura SWOT por Andrews (1971), o papel da estratégia é adaptar a organização as ameaças e as oportunidades no ambiente com os pontos fortes e fracos que possa ter.

6. Como podemos sintetizar o ambiente e os recursos internos?

Primeiro temos que fazer uso da teoria de GIDDENS (1984), a estruturação significa o estudo das formas em que os sistemas sociais são produzidos e reproduzidos através da interação social.

7. Fale sobre a teoria da estruturação de GIDDENS (1984).

A teoria da estruturação considera os humanos como seres que desempenham papeis e preenchem normas que agem de acordo com sua imagem do que é a realidade, e trata todas as instituições e praticas sociais como estrutura.

8. Como você acredita que deve ser a promoção do processo de criação do conhecimento?

A criação do conhecimento inicia com o processo de socialização, no qual um novo conhecimento tácito é convertido através das experiências compartilhadas na interação social do dia-a-dia. O conhecimento tácito é articulado em conhecimento explicito pelo processo de externalização.

9. Descreva o caso da DoCoMo

A empresa DoCoMo era uma empresa burocrática, mas no momento da realização de um novo projeto onde foram contratadas novas pessoas foi um momento único, pois e organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com