TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dilma Rousseff

Resenha: Dilma Rousseff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

A presidente Dilma Rousseff conversou com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, às margens da reunião do G-20, na Rússia, sobre um tema delicado que criou uma crise diplomática entre os dois países. Dilma cobrou explicações sobre as denúncias de que o governo brasileiro foi alvo de espionagem da inteligência americana. O presidente americano assumiu a responsabilidade pela espionagem e prometeu uma resposta.

Segundo o comentarista de política Merval Pereira, a presidente Dilma está agindo com muita firmeza e inteligência. “O caso tem duas etapas. A primeira parecia ter sido superada quando houve as denúncias de que o sistema de espionagem americano entrou no Brasil também e investigou ministérios. Foi uma delicadeza política, mas acabou sendo superada. Todo mundo sabe que as grandes potências espionam todo mundo. Você tem que protestar quando é denunciado, mas não é um fato diferente do que vem acontecendo no mundo todo desde sempre”, afirma.

Merval ressalta que a denúncia ficou mais grave com a denúncia de que a própria presidente havia sido espionada. “Mesmo que haja essa explicação oficial dos Estados Unidos de que eles não ouvem o conteúdo da conversa, não há nenhuma explicação para espionar a presidente do Brasil ou do México.

A espionagem pessoal da presidente da República é realmente um abuso, um absurdo, inaceitável. Por esse exagero ficou provado que o sistema que foi montado para proteção contra o terrorismo acabou perdendo completamente sua função básica, ou ampliando, para fazer espionagens completamente sem sentido. É uma invasão na soberania nacional. A presidente está fazendo muito bem em exigir explicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com