TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise do discurso da presidente Dilma Rousseff na Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil ATPS:

Artigo: Uma análise do discurso da presidente Dilma Rousseff na Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil ATPS:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF NOS DISCURSOS PRESIDENCIAIS DURANTE A COPA DO MUNDO NO BRASIL 2014

O presente trabalho analisa os discursos pronunciados pela Presidente Dilma Rousseff durante a Copa do Mundo em 2014 no Brasil. O corpus constitui-se do discurso de abertura da Copa, realizado em 10/06/2014, do discurso de entrega simbólica da Copa do Mundo do Brasil para a Rússia, em 13/07/2014 e das Palavras da Presidenta da República, Dilma Rousseff, no balanço da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, em 14/07/2014.

Cabe ressaltar que antes mesmo da realização da Copa havia um clima de insatisfação e revolta popular acerca do governo devido à situação precária da educação, da saúde, do transporte público e aos altos investimentos realizados a fim de possibilitar ao país sediar o evento esportivo mencionado. Mobilizações e manifestações sociais agitaram quase todas as cidades brasileiras, inclusive com eventos de vandalismos.

Porém, o auge de tais insatisfações foi com as manifestações populares durante os jogos em que a presidente esteve presente. O paradoxo nacional se instaurou: cantava-se o hino brasileiro com ardor e ao mesmo tempo a grande maioria presente nos estádios vaiava a presidente, delineando para as nações uma possível instabilidade política.

A metodologia empregada utilizou o método hipotético dedutivo, com a hipótese de que a identidade se constrói a cada momento, pesquisa qualitativa, bibliográfica centrada em Woodward (2000), Hall (2000), Fairclough (2003) e Silva (2000) e a pesquisa documental dos discursos acima citados.

A análise do corpus foi elaborada a partir dos postulados da Análise Crítica do Discurso, considerando-se as marcas ideológicas, argumentativas e a intertextualidade, e os Estudos Culturais quanto às noções de identidade e diferença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com