TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos E Cidadania

Trabalho Escolar: Direitos Humanos E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 5

A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.

Parte1

a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.

b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).

Publicado em exposição no Ambiente Virtual

Parte 2

c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

- o conceito de ética;

- a diferença entre moral e ética;

- a relação entre educação e ética;

- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;

- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;

- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;

- a relação entre ética e direitos humanos;

- o direito natural e o direito positivo;

- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;

- a violação dos direitos humanos.

A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos Direitos Humanos

O princípio da palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

Dizemos que a ética se dá pela educação da vontade. Segundo Marilena Chauí em seu livro Convite à Filosofia (2008), a filosofia moral ou a disciplina denominada ética nasce quando se passa a indagar o que são, de onde vêm e o que valem os costumes. Isto é, nasce quando também se busca compreender o caráter de cada pessoa, isto é, o senso moral e consciência moral individuais. Segundo Chauí, podemos dizer que o Senso Moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos outros segundo ideias como a de justiça, injustiça, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais. Já com relação à Consciência Moral, Chauí afirma que esta, por sua vez, não se trata apenas dos sentimentos morais, mas se refere também a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros. Isso significa ser responsável pelas consequências de nossos atos.

A ética está acima da moralidade. Sua reflexão é a reflexão a respeito da moralidade. A moral possui caráter prático, imediato e restrito. Já a ética produz uma reflexão sobre a moral, procurando justificá-la, com o objetivo de orientar racionalmente as ações humanas. Desta feita, a ética e a moral são congruentes na medida em que apontam como finalidade a construção de um caráter íntegro para o homem, equivalente, portanto, às perspectivas dos Direitos Humanos.

Dentro de uma empresa, para se resguardar de comportamentos antiéticos e, indiretamente, garantir as práticas dos direitos humanos, são criados Códigos de Ética ou Códigos de Conduta. Estes permitem à empresa ter condições de orientar as ações de seus profissionais dentro do ambiente empresarial. O código de conduta facilita a interpretação dos aspectos morais e éticos de atuação profissional, evitando incoerências ou injustiças. Representando os valores morais da empresa, o código de conduta aponta os direitos e deveres do trabalhador, orientando a melhor conduta ou a conduta esperada pela organização sobre seu profissional. Os benefícios de um código de conduta, portanto, são relativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com