TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurssiva a questão

Ensaio: Discurssiva a questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Ensaio  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Pontos que não podem deixar de ser discutidos:

Questão 1

Qual o sentido da expressão “a notícia é o relato e não o fato”:

Existem vários concepções de verdades e de que forma a interpretamos. O fato pode reverberar por diversas análises e a partir disso ser relatado de múltiplas formas. Segundo Gonçalves, o locutor deixa nos seus textos a sua marca, as suas idiossincrasias, não existindo assim uma neutralidade na notícia. Assim esta não será apenas um texto informativo, mas uma argumentação embasada e direcionada.

A expressão a “notícia é o relato e não o fato” é uma afirmativa de que precisamos observar a notícia como uma posição de um locutor, pois a escrita é um posicionamento. O discurso utilizado emerge de uma classe social e tem uma meta: persuadir o receptor.

Qual o relato e o fato apontados pela autora do blog Duas Fridas na legenda:

O fato é: Morales estava bebendo Coca Cola.

Relato: O presidente Morales é um dos principais opositores dos Eua, e combate de forma ferrenha qualquer relação comercial com este país, contudo como podemos observar na foto ele esta bebendo um dos mais símbolos estadunidense: a Coca Cola.

Por isso, o autor de forma imperativa e preconceituosa critica a atitude do presidente boliviano como paradoxal ao seu discurso. Além disso, trás para discussão a questão da identidade indígena, até que ponto se perde este pertencimento do ser índio e ser contaminando pela cultura ocidental.

Questão 2

A intenção do autor é refletir sobre estes conceitos e como as práticas de noticias podem ser alteradas em função da nova dinâmica social e informacional.

No primeiro texto podemos perceber outra versão de Adolf Hitler, um ser político, com instrução e capaz de conduzir uma nação, se não conhecêssemos a sua história de extermínio do povo Judeu, poderíamos acreditar que seria uma grande politico para todo o povo alemão, a partir disto a Folha com o slogan: Folha de São Paulo. O jornal que mais se compra. E o que nunca se vende, faz uma alusão o do quanto este jornal não se corrompe não se vende para o Estado ou para partidos políticos, é um meio confiável e a favor da justiça dos fatos, contudo no segundo texto, há uma diferença latente entre o fato e o relato, contradizendo a versão de um jornal justo e sem preço. Percebe-se uma contradição de ideias, pois neste mesmo jornal ele apresenta uma versão extremamente pessimista da realidade brasileira, onde poderia se apresentar a evolução financeira do Brasil, mas prefere impor o pensamento da crise que piorou status de 4,2 milhões de brasileiros, totalmente avesso ao que prega no meu texto, como sendo um jornal da verdade.

QUESTÃO 3

Considerando o trecho do depoimento de Jorge Cândido de Assis “Eu não sou só a doença, e a doença não me define”, você considera que houve algum tipo de discriminação na apresentação do autor e sua obra? Justifique sua resposta.

Não. O autor sofreu muito com a doença, a esquizofrenia marca a vida dele como uma identidade social. Ele através das suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com