TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discuta a educação como espaço de manutenção e reprodução das normas e da “consciência coletiva”.

Por:   •  20/2/2019  •  Resenha  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Discuta a educação como espaço de manutenção e reprodução das normas e da “consciência coletiva”.

É indiscutível que, desde que nascemos até a nossa morte, a educação está presente em nossas vidas de alguma forma. Isso porque, segundo Durkheim, a educação é um fato social. E um fato social, nada mais é do que formas de agir, pensar e sentir, não só do indivíduo, mas de toda uma sociedade.

O fato social de Durkheim apresenta três características importantes que são a generalidade, exterioridade e a coercitividade. Essas características ajudam a explicar os valores, crenças e normas estabelecidos através da educação de uma sociedade.

Por exemplo, quando uma criança nasce, seus pais ou pessoas próximas tentam ensinar a ela o que é certo e errado, segundo algo que eles aprenderam ao longo de suas vidas e que é imposto pela consciência coletiva. E esses “aprendizados”, que são uma forma do individuo aprender as regras que são impostas a ele desde sempre, de forma coercitiva, só vão ganhando mais força conforme o tempo, nas escolas e nas interações com a comunidade.

Outra definição importante de Durkheim, é a anomia, que significa um afrouxamento das regras. A educação, sendo algo exterior ao indivíduo, auxilia na manutenção das normas e dos padrões, pois é muito provável que sem ela, a pessoa não chegaria a um determinado pensamento sem que alguém tivesse imposto à ela. Além disso, a coerção também é um fator de ajuda, para garantir que todos cumpram as leis e ordens.

Portanto, olhando para a forma de educação de determinados grupos, é mais fácil identificar suas características e modo de vida, podendo ser feita uma analise de como é possível manter o equilíbrio do meio coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com