TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distinção Entre Ser E Essência

Artigos Científicos: Distinção Entre Ser E Essência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  939 Visualizações

Distinção entre ser e essência

Apesar desses princípios serem oriundos do pensamento aristotélicos, não se pode afirmar que Tomás de Aquino apenas adaptou a filosofia de Aristóteles ao cristianismo. Mas sim, o filósofo escolástico criou uma sistematização da doutrina cristã que abstrai alguns fundamentos do pensamento aristotélico, porém, contendo elementos desconhecidos do filósofo grego, como, o conceito de criação do mundo, a noção de um único deus e que a ideia de que o vir a ser não é autodeterminado, mas que procede da vontade de Deus.

Além disso, Tomás de Aquino fez uma distinção entre o ser e a essência, dividindo a metafísica em duas partes: a do ser em geral e a do ser pleno, que é Deus. De acordo com tal distinção, o único ser realmente pleno, e dotado de ser e essência, é Deus, tendo pelo filósofo que Deus é ato puro, não tendo o que se realizar ou atualizar, pois ele é completo. Tomás também dirá que Deus é ser, e que o mundo tem ser. Em outras palavras, Deus é o Ser que existe como fundamento da realidade das outras essências, que uma vez existentes, participaram do seu Ser.

Isso tem equivalência dizendo que, nas outras criaturas, o ser é diferente da essência, pois as criaturas são seres não necessários e que Deus é quem permite às essências se realizarem em entes e em seres existentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com