TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade em nossa sociedade

Relatório de pesquisa: Diversidade em nossa sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A Diversidade na nossa sociedade

A partir da metade do século XIX, por volta de 1860, começaram a chegar ao Brasil grandes levas de imigrantes à procura de trabalho.

No final daquele século, esta imigração intensificou-se. Entre eles, destacaram-se principalmente, portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses. Eles vieram para várias regiões do país, mas se estabeleceram principalmente nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além disso, a vinda forçada de milhões de africanos escravizados e a existência de diversas nações indígenas no território brasileiro exigiram formas de integração à sociedade brasileira. Africanos e indígenas tiveram de se adaptar, muitas vezes, foram forçados a isto para sobreviver. Mas, estes grupos construíram também formas de resistência e de preservação de suas culturas.

Assim, muitos grupos étnicos das mais diversas origens, constituíram a sociedade brasileira, ora se integrando, ora resistindo às mudanças e adaptações. Ao longo da história do país, estas formas de integração não dependeram de decisões pessoais, como se o indivíduo escolhesse livremente como e quando se adaptar. Como vimos na unidade anterior, a integração era uma necessidade das elites que controlavam o poder e o Estado, pois, elas precisavam de estabilidade social. Em outras palavras, era preciso transformar a diversidade de povos, origens, culturas numa uniformidade para garantir uma unidade, baseada no território do país.

Esta unidade, alguns estudiosos chamam de “identidade nacional”, ou seja, o sentimento de que fazemos parte de um mesmo país e que, portanto, temos objetivos e propósitos comuns.

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com