TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento Sumare Dialetica E Teorizaçao Do Serviço Socia

Trabalho Escolar: Documento Sumare Dialetica E Teorizaçao Do Serviço Socia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 9

Karen M. Sgobbi - Serviço Social - UNAERP

Documento Sumaré Dialética

Teorização do Serviço Social

Inicialmente, a dialética foi conceituada como a arte do diálogo e da discussão, principalmente na época de Platão remontar os conceitos aos princípios e ideias já existentes. Em Aristóteles, a dialética tem por objeto a dedução a partir de situações verdadeiras e suas possíveis variáveis, seguida da analítica, ou seja, o raciocínio que parte das premissas das variáveis da dialética. Já na Idade Média, a dialética passar ser um estudo que vem da lógica. Na critica de Kant, a dialética aparece como a lógica da aparência, ou seja, aquilo é exatamente como parece ser. Mas depois, o filosofo completa seu raciocínio com a crítica, ou seja, não basta apenas observar e analisar, mas também deve-se fazer um estudo critico sobre o objeto em questão. Mas é com Hegel que este tema ganha uma perspectiva diferente, se resume em conhecer as contradições, ai se estabelece a trilogia, tese (tema), antítese (ideias contrárias, opostas) e síntese (agrupamento de fatos). Marx segue a linha de raciocínio de Hegel, mas ele dizia q a teoria dele estava de cabeça para baixo e precisava ser concertada, ele dizia que o mundo material é que dava as condições para ter uma concepção sobre ele, enquanto Hegel dizia que é a razão humana que nos fazia montar uma concepção sobre o mundo. Por isso, chamamos a dialética de Marx de Materialista.Escreve Marx: “Não é aconsciência dos homens que determina o seu ser, mas sim seu ser social que determina sua consciência”, assim o “sujeito consciente” nada mais é que o resultado do contexto em que ele está inserido. Em suma, Marx mostra que o sistema capitalista se divide em duas classes: a classe dominante, que são o proprietários de terras, ou de industrias ou de empresas e a classe dominada, que é formada pelos assalariados. A história se movimenta pela luta entre as classes, e a revolução do proletariado acarretaria numa sociedade sem classes. O Estado, na tradição marxista, desempenha o papel de repressor, que intervém com força em favor da classe dominante, por isso, o ideal para ele seria uma sociedade sem classes e sem Estado.

O pensamento dialético pode ser definido em três grupos distintos: “pensamento das contradições”, “pensamento subjetivo” e “pensamento circular”. Em Marx, o pensamento das contradições significa que uma afirmação anula a outra, por exemplo: se eu afirmo que “o céu é azul” eu não posso afirmar que “o céu é verde”, ou vice-versa. Em Hegel, as contradições são mais complexas. Ele diz que uma afirmação oposta a outra não anula as afirmações feitas, para ele as contradições são infinitas, você pode fazer uma oposição à oposição já feita e a partir disto, obter uma terceira afirmação.

No pensamento subjetivo, se baseia na filosofia existencial, onde um determinado objeto só existe para a pessoa se ela tiver conhecimento dele. Seuma pessoa não conhece o sentimento de medo, por exemplo, para ela, este sentimento não existe. E o pensamento circular, é aquele que liga os dois extremos, por exemplo: não haveria frio se não houvesse o quente, na haveria doce se não houvesse o amargo. A fenomenologia também esta ligada a dialética, pois o pensamento circular é uma tensão dos extremos. Gramsci, um grande pensador italiano, ao fazer uma analise sobre Marx e Lenine, ele afirmava que o Estado não era apenas a “máquina estatal”, mas sim tudo o que envolve a sociedade civil, como as escolas,as Igrejas, os sindicatos e etc. Marx diz que só existe um tipo de intelectual, que é o burguês, já Gramsci afirma que existem mais tipos de intelectuais, que são formados por uma sociedade junto desse Estado presente no dia a dia das pessoas, esses intelectuais são criados pelo próprio sistema para poder dar uma coesão para o mesmo sistema.

Mais recentemente, Althusser diz que não basta distinguir apenas o poder político do Estado e aparelho do Estado, existe ainda o aparelho ideológico deste mesmo. Por aparelho do Estado, se entende como o aparelho repressivo do Estado, onde reina a violência, como: o governo, a administração, as forças armadas, policia, tribunais e prisões, este aparelho funciona sobre a violência, que pode ser física ou simbólica. O Aparelho Ideológico do Estado é composto por determinadas realidades que emergem da própria realidade da sociedade, como por exemplo:Igreja, escolas, família, político, sindical, informação, cultura e etc. Este aparelho funciona pela ideologia e valores. Segundo Althusser diz que o aparelho Ideológico do Estado que é mais dominante, é o escolar. No século XIX eram dominantes a Igreja e a família, já no século XX, com o atual capitalismo, eram dominantes a escola e a família. Ou seja, cada um tem sua ideologia, sua forma de pensar, e isso chega até nós através da informação, da Igreja, da escola, da família, da cultura, da política, em fim, de todas essas instituições criadas a partir da realidade da nossa sociedade. Consequentemente, essa nossa forma de pensar vai interferir no nosso dia a dia, vai moldar nossas atitudes e valores, e vai interferir na nossa produção, no nosso trabalho. A partir de uma analise feita a realidade da nossa sociedade, podemos perceber quatro diferentes personalidades, grupos de pessoas com ideais diferentes: o primeiro é o papel de explorado, aquele que vende sua mão de obra, ele acaba desenvolvendo alguns valores como a consciência profissional, moral, cívica, nacional e apolítica. O Papel de agente de agentes da exploração, que é aquele que sabe comandar, se comunicar com os trabalhadores. O papel de agente da repressão, desenvolve o poder, saber comandar e ser obedecido e saber articular com as exigências políticas. E por ultimo, o papel dos profissionais da ideologia, que deve saber tratar as consciências com respeito, ou com desprezo, fazendocom que as pessoas se acomodem com os costumes e aceitem o que é imposto pela Nação, pela Igreja e etc. A ideologia deve ter como função, interpelar o sujeito, ou seja, coloca-lo para pensar, se comunicar com outros sujeitos.

Serviço Social e cultura

Ao estudar o homem, consideramos aqui, que o homem é m ser que esta no mundo e tem a capacidade de interferir direta ou indiretamente na construção da sua própria história.Devemos entender que o Serviço Social mantém uma relação muito próxima com a cultura, pois a sociedade reage a tudo que acontece a sua volta, e essas reações são manifestações de cultura, que claro, acontece conforme a ideologia oferecida para uma determinada comunidade, cidade ou país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com