TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Durkheim

Trabalho Universitário: Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  2.548 Visualizações

Página 1 de 2

“Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, ‘que pertence a um outro’. Alius é o outro. Portanto, sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu”. (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 45).

Em relação à citação, assinale o que for correto.

a.

Karl Marx criou o termo alienação para expressar as crescentes dívidas que a classe trabalhadora contraia, levando-a à falência econômica e espiritual.

b.

Durkheim pensa o homem como um ser alienado em sua natureza, independente da sociedade na qual ele viva.

c.

Weber considera a alienação como uma forma de ação social que constrói laços entre as pessoas, mergulhando o indivíduo na massa e perdendo este, consequentemente, sua autonomia.

d.

Karl Marx considera a alienação um fenômeno residual do capitalismo que pode ser superado com reformas no interior do sistema capitalista.

e.

Karl Marx considera que a alienação acontece numa forma de divisão social do trabalho em que o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.

transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc.

II - Para Durkheim, o fato social é o objeto da Sociologia. Os fatos sociais “são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de poder coercitivo” e que exercem influências sobre o indivíduo.

III – Para Durkheim, a ação social se estabelece na relação entre o indivíduo e a sociedade como um todo. Nela parte-se do indivíduo cuja ação tem por objetivo a construção de laços sociais duradouros.

Podemos afirmar que:

a.

I – V; II – F; III – F;

b.

I – V; II – V; III – V;

c.

I – V; II – F; III – F;

d.

I – V; II – V; III – F;

e.

I – F; II – V; III – V;

RESPOTA D

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com