TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUILIBRIO QUIMICO

Monografias: EQUILIBRIO QUIMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Todo equilíbrio é dinâmico. A existência de um equilíbrio químico dinâmico significa que a reação química nem sempre caminha para um final; ao invés disto, alguns reagentes e produtos coexistem no sistema. Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado no quais reações químicas estão ocorrendo e freqüentemente em velocidades rápidas.

Existem alguns fatores que podem influenciar no equilíbrio:

 Equilíbrio e temperatura: Um aumento da temperatura desloca o equilíbrio para a reação endotérmica. A formação da amônia a partir de seus elementos é uma reação exotérmica

 Equilíbrio e pressão: Um aumento da pressão desloca o equilíbrio para a reação que ocorre com contração de volume. Uma diminuição da pressão desloca o equilíbrio para a reação que ocorre com expansão de volume. Quando gases estão envolvidos na reação em equilíbrio, o efeito da pressão se torna mais significativo. O equilíbrio responde a alterações na pressão, principalmente nas reações na fase gasosa. De acordo com o principio de Le Chatelier, um equilíbrio na fase gasosa responde a um aumento na pressão fazendo com que a reação se desloque no sentido em que diminua este aumento na pressão

A situação de equilíbrio existente em um sistema químico depende sempre da igualdade de velocidades das duas reações : a direta e a inversa. Quando uma dessas reações ocorre com maior velocidade em relação a outra, seus produtos adquirem maior concentração pois passam a ser produzidos mais rapidamente do que a reação inversa pode consumi-los.

A + B à C + D

V = K[A].[B]

Devemos lembrar de que a velocidade de uma reação depende sempre de seus reagentes.

Dessa forma, se forem adicionadas quantidades extras de reagentes A e B, a velocidade da reação aumenta. Com isso uma maior quantidade dos produtos C e D serão formados.

Se a reação inversa estiver ocorrendo :

C + D à A + B

Da mesma forma, a sua velocidade depende das concentrações dos reagentes C e D. Assim, se forem adicionadas quantidades extras das espécies C e D a velocidade desta reação aumenta produzindo maiores quantidades de produtos A e B.

Portanto, se tivermos o equilíbrio :

A + B = C + D

O que aconteceria ao adicionar quantidades extras das espécies A e B ?

O que aconteceria ao adicionar quantidades extras das espécies C e D ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com