TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA NORTE AMERICANA

Ensaios: ESCOLA NORTE AMERICANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  6.010 Palavras (25 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 25

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CASSIANO LUCIO RODRIGUES SIQUEIRA

KLEITON HENRIQUE ALVES DA SILVA

TEORIA CONTÁBIL:

ESTUDO SOBRE A ESCOLA NORTE-AMERICANA

PETROLINA

2011

CASSIANO LUCIO RODRIGUES SIQUEIRA

KLEITON HENRIQUE ALVES DA SILVA

TEORIA CONTÁBIL:

ESTUDO SOBRE A ESCOLA NORTE-AMERICANA

Trabalho apresentado à disciplina Teoria Contábil do Curso de Ciências Contábeis, 9º período ministrada pelo professor Antonio Fernandes, como um dos requisitos avaliativos da II unidade.

PETROLINA

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 CENÁRIO MUNDIAL 05

3 O SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DAS ENTIDADES DE CLASSE 07

4 CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA 12

5 PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES 16

6 INFLUÊNCIAS DA ESCOLA AMERICANA NO BRASIL 18

7 ASPECTOS NEGATIVOS 20

8 PRINCIPAIS PENSADORES 21

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma abordagem ampla sobre a escola norte-americana de contabilidade, desde o surgimento, desenvolvimento, principais colaboradores e contribuições, até os dias de hoje, com a importância de suprir as reais necessidades de informações aos usuários da contabilidade.

É impulsionada por expressivo investimento em pesquisa e forte atuação das entidades representativas de profissionais da área contábil.

Está inserida em um contexto econômico altamente vigoroso e dinâmico de mercado de capitais, cuja expressão máxima é capitaneada pelos Estados Unidos da América.

Abordaremos ainda, aspectos negativos vinculados à escola relatados por autores como Sérgio de Iudícibus e Antônio Lopes de Sá.

Por fim, destacaremos as influências desta escola na contabilidade brasileira.

2 CENÁRIO MUNDIAL

A evolução da contabilidade acompanha de certa forma, a história da humanidade. Alguns autores afirmam que a origem da contabilidade veio com o surgimento da escrita, já outros levam em consideração os primórdios da civilização. No princípio, o homem tenta resolver problemas práticos, do controle de seu patrimônio. Ao longo do tempo, passa, então, de certa simplicidade para o desenvolvimento de uma ciência, já na Idade Moderna.

Desde a organização de uma classe de conhecedores de técnicas, a de pensadores e criadores de conhecimentos que suportassem a relação do homem com o universo dos negócios. Sabe-se que a humanidade, a partir do momento que teve a iniciativa de tomar conta do seu patrimônio, utilizou-se de mecanismos rudimentares, para, mais adiante, utilizar-se de contas. Na idade medieval, houve certo aperfeiçoamento, por causa das atividades comerciais, havendo a necessidade de fazer o registro através das contas. A contabilidade tem, ao longo da sua história, se desenvolvido para dar suporte aos anseios dos homens em organizar e acompanhar os seus negócios.

As teorias desenvolvidas pelas escolas italianas contribuíram para o desenvolvimento da contabilidade e a construção da história científica da contabilidade, entretanto, a evolução industrial e comercial antes observada na Europa, passaram a ser vistas na America do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos, provocando o declínio da contabilidade nas cidades italianas como Gênova, Florença e Veneza, não sendo esse o único fator que contribui para a perda da hegemonia. Além do fator econômico, outros aspectos ocasionaram o declínio das escolas européias, tais como: ênfase demasiada na contabilidade como ciência e a teoria das contas; falta de ênfase na auditoria e na aplicação das teorias desenvolvidas; extrema prolixidade de seus trabalhos e a queda da qualidade do ensino das instituições.

Entre 1919 a 1945 houve uma crescente urbanização nos Estados Unidos o que resultou em gradual transformação da maioria rural em minoria e no aumento da participação das grandes corporações na economia americana. A revolução industrial e comercial, inicialmente ocorrida na Europa, passa a ocorrer na América do Norte, especialmente, nos Estados Unidos. A natureza dos negócios mudou com a revolução industrial. A grande produção de ferro facilitou a construção de fábricas.As atividades empresariais não cresceram somente em tamanho, mas difundiram-se em todas as partes do mundo, ocasionando a necessidade de desenvolvimento de novos métodos de administração e controle.

A partir daí á economia americana ganhou destaque, força e entrou em trajetória de ascensão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com