TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Monografias: ESTRATÉGIAS DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRATÉGIAS DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

4

2 ESTRATÉGIAS DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

4

2.1. PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ)

4

2.2 AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE (AMQ)

5

2.3 ÍNDICE DE DESEMPENHO DO SUS ( IDSUS)

6

2.4 CICLO PDCA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

7

4 REFERÊNCIAS

7

1 INTRODUÇÃO

Durante o processo de avaliação da qualidade em serviços de saúde estão envolvidos tanto quem utiliza os serviços como quem os produz. Ambos ocupam posições diferentes no processo, contribuem para que os serviços sejam executados e a qualidade destes serviços relaciona-se as suas expectativas e necessidades (RIGHI; SCHMIDT; VENTURINI, 2010).

A qualidade refere-se à de prestação de serviços que atendam de forma satisfatória e melhor possível as necessidades dos clientes/usuários. No entanto, a crescente procura por serviços de saúde muito tem preocupado os gestores das instituições que prestam essa assistência, pois a grande demanda não corresponde à oferta de serviços por eles prestados, acarretando sobrecarga de serviço, atendimento abaixo do desejado, filas intermináveis, falta de consultas, etc ( CARDOSO et al., 2011).

Nesse contexto, para que haja um processo de melhoria contínua dos serviços prestados é necessário o envolvimento mudanças organizacionais e culturais. Para isso é preciso conhecer e aplicar as ferramentas que ajudarão os gestores a diagnosticar e encontrar soluções para os problemas que afligem suas atividades diárias. Concernente, este estudo abordará algumas estratégias que visam a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

2 ESTRATÉGIAS DE MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

2.1. PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ)

O PMAQ é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.

Segundo o Ministério da Saúde (2013) o PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.

A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.

A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).

A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.

A quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

2.2 AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE (AMQ)

A proposta está inserida no conjunto de ações propostas pelo Ministério da Saúde para a institucionalização da Avaliação da Atenção Básica. Ela é direcionada ao âmbito municipal da estratégia Saúde da Família e tem como atores principais os profissionais das equipes, coordenadores e gestores. Por meio de uma metodologia de avaliação sistêmica, dinâmica e interativa, possibilita a gestão interna dos processos de melhoria da qualidade com vistas ao contínuo aprimoramento deste modelo de atenção à saúde, considerado o eixo central da Atenção Básica no país (BRASIL, 2006).

O ponto de partida da proposta é a concepção da avaliação enquanto um processo crítico-reflexivo permanente que deve ser desenvolvido em corresponsabilidade pelos sujeitos da ação, como forma de subsidiar a tomada de decisão na gestão da qualidade em saúde (BRASIL, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com